Operação da Semurb identificou veículos com licenciamento vencido, restrições judiciais, mandado de busca e apreensão e mais de R$ 76 mil em débitos acumulados.
Uma operação de fiscalização realizada pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), resultou na identificação de diversos veículos irregulares, um motorista com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e mais de R$ 76 mil em débitos acumulados.
A ação foi realizada pelo Departamento de Operações e Fiscalização de Trânsito (Doft) em pontos estratégicos da cidade, incluindo o Terminal Central e a Estação Antônio João, locais de grande circulação de veículos e pedestres.
O objetivo da operação foi retirar de circulação veículos sem condições adequadas de segurança e reforçar o cumprimento das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Durante as abordagens, os agentes encontraram veículos em estado precário de conservação, pneus desgastados e licenciamento vencido desde 2021. Segundo a Semurb, a circulação de automóveis nessas condições representa riscos para motoristas, passageiros e pedestres.
Além das irregularidades administrativas e mecânicas, a fiscalização identificou veículos com restrições judiciais. Um dos automóveis possuía bloqueio de circulação registrado no sistema Renajud, enquanto outro apresentava mandado de busca e apreensão em aberto.
Entre os casos mais graves, um veículo removido acumulava R$ 19.548,93 em multas e débitos de licenciamento. Somados, os veículos fiscalizados apresentavam mais de R$ 76 mil em pendências.
A equipe também autuou um motorista que dirigia com a CNH suspensa, infração considerada gravíssima pela legislação de trânsito.
A Semurb destacou ainda o trabalho conjunto realizado com as forças de segurança. Em uma operação anterior, ocorrida em abril na Praça Oiapoque, em Alphaville, agentes auxiliaram a Polícia Militar na abordagem de um Renault Sandero que acumulava mais de 1.800 infrações de trânsito e uma dívida superior a R$ 651 mil. O veículo possuía diversas restrições judiciais e foi removido ao pátio.
De acordo com a secretaria, as operações de fiscalização continuarão sendo realizadas regularmente para garantir mais segurança viária, conscientizar os motoristas e retirar de circulação veículos que representem riscos à população.
