A greve dos ferroviários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começou na madrugada desta terça-feira (4) e já provoca impactos no transporte público da Grande São Paulo. As linhas 11-Coral e 12-Safira operam de forma parcial, enquanto a Linha 13-Jade permanece totalmente paralisada.
De acordo com o Governo de São Paulo, as linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda (administradas pela ViaMobilidade) e a 10-Turquesa seguem funcionando normalmente.
Situação das linhas da CPTM nesta terça-feira
Confira como está a operação:
- Linha 11-Coral: operação parcial entre Palmeiras-Barra Funda e Guaianases;
- Linha 12-Safira: operação parcial entre Brás e Engenheiro Goulart;
- Linha 13-Jade: operação totalmente paralisada;
- Expresso Aeroporto: serviço suspenso.
Plano de contingência é acionado
Para minimizar os impactos aos passageiros, a CPTM colocou em prática um plano de contingência. O Metrô antecipou a abertura das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata para as 4h da manhã, reforçando o atendimento.
Além disso, a Linha 3-Vermelha recebeu mais trens em circulação e foram implantadas manobras operacionais para aumentar a oferta nos trechos com maior demanda. Equipes extras também foram posicionadas em estações estratégicas, como Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e Palmeiras-Barra Funda, para orientar os usuários.
Paese disponibiliza 128 ônibus
O Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) também foi acionado para atender os passageiros das linhas afetadas.
Ao todo, 128 ônibus reforçam o transporte nos seguintes trechos:
- Linha 11-Coral: entre Estudantes e Corinthians-Itaquera;
- Linha 12-Safira: entre São Miguel Paulista e Calmon Viana;
- Linha 13-Jade: entre Aeroporto-Guarulhos e Engenheiro Goulart.
Justiça determinou funcionamento mínimo
Antes do início da paralisação, a Justiça do Trabalho determinou que os ferroviários mantivessem 80% da frota em circulação nos horários de pico, medida que contribuiu para a operação parcial de parte do sistema.
