Uma tarde dedicada à conscientização, ao diálogo e à valorização da vida marcou as ações do Setembro Amarelo em Barueri. Na sexta-feira (11), o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) II Adulto Estação promoveu o “Encontro Saúde Mental em Rede: Cuidar é um Compromisso de Todos”, no Centro de Eventos.
A iniciativa integra a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a importância dos cuidados com a saúde mental. A abertura contou com a participação da secretária de Saúde, Luciane do Amaral, e da responsável técnica Viviane Siqueira.
A diretora de Saúde Mental, Amanda de Carvalho Dosatti, ressaltou que o cuidado com a saúde mental precisa estar presente durante todo o ano, e não somente durante o Setembro Amarelo. Segundo ela, as ações de conscientização continuam até o fim do mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Rede de apoio e cuidado com a saúde mental
Durante o encontro, a psicóloga Vanusa Soares apresentou a palestra “Como Anda a Sua Vida?”, abordando a importância de perceber quando as atividades cotidianas passam a ser realizadas de forma automática, além da necessidade de reconhecer fatores de proteção e redes de apoio.
Uma mesa de diálogo também reuniu profissionais de diferentes áreas. Participaram Rafael Ferreira Alves, educador físico e coordenador do Programa Vidativa; Rebecca Nestlehner Lima, assistente social da UBS Armando Gonçalves de Freitas; e Mário de Felicis Sobrinho, enfermeiro e responsável técnico do Caps II Adulto Estação.
O grupo apresentou e discutiu ações desenvolvidas em Barueri relacionadas à saúde mental.
Arte como forma de expressão e valorização da vida
A programação também utilizou a arte como ferramenta de expressão e conscientização. O cantor e violonista Matheus Tavares abriu as apresentações musicais. Francisco Nunes, usuário do Caps, também participou ao violão.
Outro momento foi a declamação do poema “Sobre a Percepção dos Usuários sobre Viver e Ser Quem Você É”, apresentado pela psicóloga Suzana Zil e produzido coletivamente pelos usuários.
O encerramento ficou por conta da peça “Recomeçar”, do grupo “Caps em Cena”. Idealizada pelos próprios usuários, a apresentação aborda temas relacionados à valorização da vida e da pessoa humana.
Ao final da atividade, os participantes deixaram uma mensagem de valorização da vida e receberam certificados de participação.
