Quase 700 quilos de cocaína em cargas de exportação são encontradas no Porto de Santos neste fim de semana

A ação conjunta promovida no sábado, 18/5, e no domingo, 19/5, contou com a participação das duas Instituições (Receita Federal e Polícia Federal) e frustrou a tentativa de envio ao exterior de 693 quilos de cocaína.

No sábado, o monitoramento por câmeras e a determinação de novo escaneamento de unidades de carga destinadas à exportação possibilitaram a identificação do contêiner com indícios de contaminação em um lote de cinco unidades carregadas com papel, cujo destino seria o porto de Antuérpia, na Bélgica. No contêiner, acondicionados em quinze bolsas esportivas, estavam 329 quilos de cocaína.

No domingo, as equipes realizaram nova varredura. Em um carregamento de polpa de laranja, cujo destino final seria o porto de Rotterdam, na Holanda, foram encontrados 364 quilos da droga.

Suspeita-se da técnica criminosa denominada “rip-on/rip-off”, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

A droga interceptada ficará sob a guarda da Delegacia de Polícia Federal de Santos, que prosseguirá com as investigações.

Dados sobre apreensões de drogas que contaram com a participação da Alfândega da Receita Federal em Santos:

2017 – 11.540 Kg 
2018 – 23.119 Kg 
2019 –   8.707 Kg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.