Parnaíba é a 1ª no Brasil e a 5ª no mundo a entregar para ONU o Relatório Local Voluntário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Santana de Parnaíba é a primeira cidade do Brasil a fazer parceria com a ONU- Organização das Nações Unidas, com o objetivo de gerar o bem estar da população através de metas de sustentabilidade. Antes dela, só Nova York e Japão.
O caso das cidades que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU é incrivelmente atraente. As cidades geram sua própria riqueza, moldam as políticas locais e geralmente nacionais e estão liderando uma nova e emocionante visão de governança para a implementação dos ODS.
Com este desafio e avançando para um futuro promissor, Santana de Parnaíba já entregou para a ONU- Organização das Nações Unidades, o documento que faz parte do compromisso assumido pelo município, de manter e desenvolver políticas públicas que atendam os 17 ODS’s propostos na Agenda 2030.
E para registrar este importante momento a prefeitura realizou, no Cine
Teatro Coronel Raymundo, uma cerimônia com centenas de pessoas, entre
autoridades, membros do grupo de trabalho que produziu o relatório e moradores que
acompanharam os resultados e evolução das iniciativas que o município tem adotado
para o cumprimento das metas propostas no plano de ação global.
Mônica Picavêa, Coordenadora e Facilitadora da Parceria Público-Privada
com a Artesano, comentou sobre a importância da agenda 2030- “Nosso relatório foi entregue para as Nações Unidas essa semana e eles disseram que ele está bem robusto, interessante e que tem indicadores bem balizados que conseguem medir os avanços da cidade em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Protocolado junto a Organização das Nações Unidas, o relatório conta com
48 páginas onde descreve, de forma detalhada, os projetos e ações da municipalidade
faz a análise e reflexão sobre o atual estágio das políticas públicas adotadas, além das recomendações para os próximos 10 anos. A íntegra do documento pode ser
acessada no site da prefeitura: http://www.santanadeparnaiba.