Educadores de Cotia participam de capacitação em primeiros socorros

Em consonância com a Lei Federal 13722/2018 e com a Lei Municipal 1830/2014, os coordenadores de escolas da rede municipal de Cotia participaram de uma capacitação em primeiros socorros, semana passada. A palestra e as orientações práticas foram comandadas por uma equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A capacitação foi realizada pela Secretaria de Educação com o apoio da Secretaria de Saúde.

Na primeira metade do encontro os profissionais do SAMU ministraram a palestra. Foram passadas informações que auxiliam na identificação de um AVC (acidente vascular cerebral), um infarto, OVACE (obstrução das vias aéreas por corpos estranhos), por exemplo, além de orientações teóricas sobre como proceder em caso de convulsão ou engasgamento.

Na metade final do evento os presentes partiram para a parte prática da capacitação. Com o uso de manequins, os profissionais do SAMU ensinaram como fazer massagem cardíaca, além de manobras para desobstruir as vias aéreas. “Ter noções de primeiros socorros é fundamental para todas as pessoas. Quando falamos de profissionais que lidam com crianças, esta necessidade aumenta”, disse Luciano Corrêa, Secretário de Educação.

Ele agradeceu o apoio da Secretaria de Saúde e do SAMU por realizarem a capacitação e aos participantes. “Obrigado a todos, aos que trouxeram informações e aos coordenadores que participaram, tiraram dúvidas e aprenderam como agir em caso de emergência”, disse. “Espero que nunca precisemos usar os conhecimentos em nossas escolas, mas se acontecer, é importante termos pessoas preparadas”, completou.

Ainda de acordo com o secretário de Educação, o objetivo é estender esta capacitação para todos os diretores e professores da rede municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.