Guardiões Ambientais Mirins fazem visita à cooperativa de reciclagem em Cotia

Como parte do conteúdo pedagógico de formação dos alunos que participam do Projeto Guardião Ambiental Mirim, nesta quarta-feira (3/07), um grupo de alunos da Escola Municipal Vicentina Pires de Oliveira fez uma visita técnica à Cooperativa Coopernova Recicla, localizada no bairro Caiapiá. O local recebe todo o material reciclado coletado em Cotia em parceria com a Prefeitura.

Durante a visita técnica, os alunos foram recepcionados pela responsável pelo local, Marly Andrade. As crianças foram divididas em dois grupos e visitaram todas as instalações da Cooperativa. O tour foi feito por guias que explicaram cada etapa do processo de separação dos materiais, da destinação de cada tipo de material, os alunos acompanharam o trabalho de separação de algumas peças do lixo eletrônico, do funcionamento da prensa.

O aluno Ricardo Evangelista, de 9 anos, participou da visita e ficou surpreso com o que aprendeu. “Em casa, a gente separa o lixo reciclável, mas eu não sabia que acontecia tudo isso depois e nem que muita coisa pode ser feita com o lixo”, disse. O futuro Guardião Ambiental Mirim está gostando do curso e disse que divide o que aprende com a família. “Sempre falo tudo que aprendo”, garantiu.

O curso é um projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, com apoio da Secretaria de Educação. Até o final do ano, os alunos participarão de aulas-palestras com agentes ambientais e biólogo do Meio Ambiente. Nos encontros eles aprendem sobre Sustentabilidade, Biodiversidade, Recursos Naturais, 3 R’s, Ciclo da Água, Resíduos, Crimes Ambientais e muito mais. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de Guardião Ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.