Cirurgia ortopédica lidera procedimentos em hospitais veterinários municipais de Osasco

Os dois hospitais veterinários municipais (zonas Norte e Sul) realizaram entre março e junho deste ano, 296 cirurgias, a maioria ortopédica, em razão de fraturas por quedas ou atropelamentos de cães e gatos. Em seguida aparecem os procedimentos para extração de tumores. Os dados são do Departamento de Fauna Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Osasco.

Parte dos animais atendidos pertence a famílias de baixa renda, que não possuem recursos para tratá-los de maneira apropriada. Com a entrada em funcionamento das unidades no início do ano estima-se que agora, com o atendimento gratuito oferecido pelo município, tenha ocorrido diminuição nos casos de abandono animal na cidade.

No mesmo período foram realizaram 4.187 consultas para cães e gatos, aplicadas 8.822 medicações, 1.622 administrações de soro de forma intravenosa (subcutânea ou óssea), realizados 2.064 exames de imagem e 8.235 testes laboratoriais.

Nas duas unidades hospitalares o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com distribuição de senhas a partir das 7h30, de acordo com o horário de chegada.

A unidade da zona Norte, onde funcionava o antigo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), na Avenida Lourenço Belolli, no Parque Industrial Mazzei, foi adaptada e oferece atendimento de alta complexidade, com clínica geral, três centros cirúrgicos (tecidos moles, ortopédico e geral), raio-x, exames de imagem e de laboratório clínico, além de salas para cursos e palestras.

Também atende casos de emergência e encaminhamentos feitos pela unidade Sul (Avenida Fraz Voegeli, 930), que trata apenas de casos de baixa complexidade (clínica médica, pequenas cirurgias, ultrassonografia e hemograma completo).

O atendimento em ambos os hospitais é feito pela Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa).

Fonte: Secom/ Foto: Marcelo Deck

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.