Osasquense recebe Prêmio Professora Nota 10 do Brasil

A professora Nilma Sladkevicius, de Osasco , recebeu na noite desta segunda-feira (30) o  Prêmio Educador Nota 10. A divulgação foi feita na já tradicional cerimônia de premiação do Prêmio , realizada na Sala São Paulo, no Centro da capital.

A professora de Osasco está entre as dez vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 do país deste ano. Além de um troféu Nilma recebeu um vale-presente de R$ 15 mil. No total, o prêmio recebeu 4.876 inscrições neste ano.

Nilma Sladkevicius

  • Língua Portuguesa – EJA – multisseriada (1ª a 4ª séries) / Anos Iniciais – Ensino Fundamental 
    Um sorriso negro, um abraço negro
    EMEF Luiz Bortolosso – OsascoEducandos com idade entre 24 e 71 anos, a maioria migrante do Nordeste, traziam em suas histórias de vida a forte presença do preconceito, das diferenças raciais e dos estigmas que surgem a partir deles. Em torno desse tema, Nilma organizou uma variedade de atividades para manter o interesse de todos e, ao mesmo tempo, gerar momentos potentes para os estudantes lerem e escreverem. Os preconceitos listados pelo grupo formaram listas de palavras, que levaram a discussão de relações sonoras com outras conhecidas, como seus nomes próprios. Anotações em palestras e durante uma peça teatral serviram para reflexão sobre o sistema de escrita. A professora propôs a leitura coletiva de biografias de personalidades negras e estimulou a produção de autobiografias, considerando os saberes e possibilidades de cada aluno e aluna. O sucesso do projeto foi tanto que aumentou a procura pela EJA na escola, motivando a abertura de uma segunda turma multisseriada.“As histórias de vida dos alunos desencadearam uma rede de aprendizagens, em que
    fizemos considerações a respeito do preconceito, das diferenças raciais e dos estigmas
    que surgem a partir deles.” 
  •  Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

O Prêmio tem o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, e o patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.

Ao longo das últimas 21 edições foram recebidos mais de 70 mil projetos, e foram premiados 231 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,58 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.