Prefeitura de Osasco realiza microchipagem de cães e gatos
A Prefeitura de Osasco, por meio do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), promoveu no sábado, 19/10, a primeira microchipagem itinerante de cães e gatos, na Vila Yolanda. Osasco dispõe de 30 mil chips, por isso a campanha terá continuidade até o final do ano, sempre aos sábados. De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, a microchipagem é realizada no Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal.
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, os secretários Marcelo Silva (SEMARH) e Thiago Silva (Comunicação Social), além do diretor de Fauna e Bem-Estar Animal, Fábio Cardoso, e o presidente da Câmara, Ribamar Silva, acompanharam a ação.
No sábado, 19/10, a equipe esteve na Vila Yolanda, ao lado da UBS José Francisco Rezende, atraindo inúmeros moradores, como o casal Evelin e Fábio. No dia foram microchipados 186 cachorros e 43 gatos.
“Ótima iniciativa da prefeitura. Deve cair o número de animais abandonados nas ruas, além de ser possível descobrir o motivo do abandono”, disse Evelin, que estava com seus cães Guaraná, 1 ano, Tula, 11 meses, e Cocada, 2 meses.
Microchipagem
O serviço cumprirá um calendário todos os sábados. No próximo, 26/10, estará na rua Antônio Russo, ao lado da creche da Vila Vicentina, das 10h às 15h, e atenderá os munícipes de acordo com a ordem de chegada.
Para ter seus animais microchipados, os proprietários devem apresentar CPF, RG e comprovante de endereço de Osasco. O serviço só é disponibilizado para moradores da cidade.
O microchip é seguro, permanente e indolor. Ele permite o resgate de um animal caso ele se perca. Comprova a propriedade em caso de furto ou roubo do animal. Não precisa de manutenção e evita o abandono dos animais, porque os donos podem ser facilmente identificados.