Doria e Elvis Cezar inauguram Fatec em Santana de Parnaíba

Cauê Rigamonti

O governador João Doria e o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, ambos do PSDB, inauguraram na manhã dessa quinta-feira, 31, a primeira unidade da Faculdade Estadual de Tecnologia (Fatec) no município. O prédio, localizado na avenida Tenente Marques, bairro da Fazendinha, é fruto de uma parceria entre a prefeitura parnaibana, que reformou e adequou o imóvel para a escola, e o Governo do Estado, que por meio da Fundação Paula Souza instituiu a faculdade.
Além de vereadores, secretários de Estado e políticos da região, a cerimônia contou também com a presença do deputado estadual Cezar (PSDB), pai do prefeito de Santana de Parnaíba. “Quando o Elvis era jovem, sonhava em colocá-lo numa Fatec, mas naquela época só havia a unidade Tiradentes. Hoje estamos inaugurando a tão sonhada Fatec em Santana de Parnaíba, que deu um passo gigante”, discursou.
“É um divisor de águas em nossa história. Estamos lutando para cumprir um sonho, que é levar todos os alunos de Santana de Parnaíba aos bancos de universidades”, afirmou o prefeito Elvis, referindo-se também aos 10 polos universitários da cidade. Ele aproveitou para ratificar a fase de crescimento que a cidade tem experimentado nos últimos anos: “pelo 4º ano consecutivos, somos a 3ª cidade que mais emprega, segundo o Caged, somos o município mais seguro do Estado de São Paulo e estamos com 60 obras em andamento por toda nossa cidade”.

“A educação é a forma mais nobre que pode existir para mudar o Brasil, é isso que transforma o sonho em realidade”, disse, por sua vez, o governador. “A Fatec e a Etec são orgulhos para São Paulo. O Centro Paula Souza é o melhor núcleo formador de mão de obra do Brasil. Vale ainda dizer que 86% dos jovens formados na Etec e na Fatec já saem empregados”, completou Doria.
A Fatec Santana de Parnaíba oferecerá num primeiro momento os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Comercial e Segurança da Informação, voltados à chamada “indústria 4.0”. O prédio conta com 14 salas de aula, 8 laboratórios de informática, laboratório e ambientes de projetos, sala de empresa júnior, biblioteca, praça de alimentação com cantina e refeitório, setor administrativo com sala dos professores, coordenação e de reuniões, além de um auditório com capacidade para aproximadamente 100 pessoas e estacionamento para 90 veículos.

Corredor de ônibus
Na coletiva de imprensa, o jornal A Rua aproveitou e perguntou ao governador sobre a retomada das obras do Corredor Metropolitano de Ônibus Itapevi-São Paulo, cujos principais trechos estão concluídos – porém, o trecho correspondente à Estação Barueri da CPTM possui apenas um canteiro de obras abandonado há mais de dois anos pelo governo estadual.
Doria escalou o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, para dar os detalhes: “isso foi tratado durante todo este primeiro semestre junto à CPTM, e no primeiro semestre de 2020 esta obra se reinicia”.
Segundo o governo estadual, a obra foi interrompida por determinação do Tribunal de Contas do Estado, que definiu novos parâmetros no processo de contratação e inviabilizou o aditamento do contrato com o “Consórcio Equipav/EMPO”, até então responsável pelo Corredor Metropolitano.
O fato gerou maior prejuízo justamente no trecho de Barueri em frente ao cemitério, onde uma estação de transferência deve ser construída. O canteiro interditou e destruiu uma pista em cada lado do Corredor Oeste no trecho, prejudicando o tráfego de veículos e de pedestres. O local serve hoje de estacionamento.

Fazendinha
Ao jornal A Rua, o prefeito Elvis Cezar falou sobre a importância de implantar uma Fatec no bairro da Fazendinha, que nos últimos anos tem experimentado um boom de desenvolvimento, com diversos investimentos privados e públicos: “a Fazendinha é um local da região periférica de Santana de Parnaíba que é um zoneamento formado por Deus. É um bairro especialíssimo da cidade, que é forte industrialmente, comercialmente, que é muito forte em formação profissional e da população. Ou seja, o bairro tem todos os componentes de desenvolvimento e de qualidade de vida. Os nossos investimentos em infraestrutura, como a nova ponte, a duplicação da Tenente Marques, a rodoviária da Fazendinha e o Ganha Tempo, trazem ainda mais desenvolvimento, mais receitas, mais empregos – trazem oportunidades”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.