Furlan entrega 150 novas viaturas para a segurança de Barueri

Cauê Rigamonti

Desde quarta-feira, 4 de dezembro, Barueri conta com 150 novas viaturas auxiliando o sistema municipal de segurança da cidade. Os veículos foram entregues pelo prefeito Rubens Furlan (PSDB), em cerimônia em frente à sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana da Prefeitura, no Jardim dos Camargos.


São 20 motos, 126 caminhonetes robustas adaptadas e 4 furgões de base móvel, que servirão à Guarda Municipal, Defesa Civil, Ronda Escolar, Demutran e Guarda Ambiental. As viaturas contêm radiopatrulha, GPS interligado à Central de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança, luz de beco (para iluminação lateral que facilita a abordagem nas calçadas) e compartimento para transporte de detidos.


A cerimônia contou com a presença de secretários municipais, vereadores e autoridades policiais e militares. “São as viaturas mais modernas do País. O que vemos é uma gestão do prefeito Furlan não apenas na base da economia, mas também na base da qualidade”, discursou o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Luiz da Silva Rhormens (PCdoB), o “Fabião”.
“Nosso objetivo é tornar Barueri a cidade mais segura do Estado de São Paulo. Mas sabemos que nosso trabalho ainda não é o suficiente e desejado. Vamos intensificar as ações contra os criminosos que queiram se aventurar por aqui”, afirmou a secretária de Segurança de Barueri, Regina Mesquita, que ainda destacou os índices positivos de segurança da cidade entre 2016 e 2019 (veja quadro).
Por sua vez, o prefeito Furlan quis falar aos guardas municipais: “Nós dependemos do trabalho dos senhores. Tudo o que é possível fazer nós estamos fazendo. Estamos avançando em tecnologia, temos um videomonitoramento pouco visto em nosso País, temos agora um equipamento na viatura que mostra onde cada um dos senhores estão, e no momento de perigo, de confronto, de enfrentamento, outras viaturas poderão auxiliar rapidamente”, explicou. “Eu não meço esforços porque entendo que a população tem que ter segurança para ter tranquilidade para fazer o que a sociedade espera que um bom cidadão faça”, complementou Furlan.

Estatísticas da Segurança em Barueri
Comparação de jan a out, 2016-2019

Principais crimes no geral
(homicídios + roubos + furtos + veículos subtraídos):
-25,16%

Roubos de veículos:
menor número da história de Barueri
-22,96% em relação a 2018
-50,94% nestes três anos

Homicídios dolosos:
-52,38% nestes três anos

Roubos em geral:
-32,72% nestes três anos

Furtos em geral:
-19,92% nestes três anos

Furtos de veículo:
-18,22% nestes três anos

Latrocínio (roubo seguido de morte):
não houve até o momento em 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.