Osasco tem 5 casos confirmados de Coronavírus e anuncia novas medidas de contenção
Nesta quinta-feira (19), o prefeito de Osasco Rogério Lins, acompanhado da coordenadora da vigilância epidemiológica de Osasco, Erica, utilizou as reds sociais para informar a população sobre as novas medidas de contenção do Coronavírus e divulgar o número de casos na cidade.
Lins voltou a falar que a partir de segunda-feira, 23, todas as unidades escolares da rede municipal de ensino estarão fechadas, e que todos os funcionários destas unidades estarão dispensados, além disso, informou que teve adesão de 100% das escolas particulares.
“Os serviços de atendimento ao público da Prefeitura de Osasco, serão suspensos por tempo indeterminado. Apenas os serviços essenciais como saúde e segurança pública estarão funcionando normalmente”, informou o prefeito.
O prefeito também falou que participou de uma videoconferência com o vice-governador, Rodrigo Garcia, onde recebeu novas orientações sobre as medidas preventivas da pandemia de coronavírus.
Entre as novas medidas está a orientação para o fechamento de todos os comércios de Osasco. Lins informou que alguns shopping de Osasco já anunciaram o fechamento, mas que alguns seguem abertos. “Pedimos que todos os empresários tenham uma atitude de redução das ativades até a interrupção total. Tivemos uma reunião dura com a Associação Comercial e Empresaria de Osasco onde reforçamos que baixamos um decreto em nossa cidade, recomendado a suspensão total de atividades de aglomeração de pessoas, dos shoppings e grandes centros comerciais”, reforça Lins.
A especialista em epidemiologia, Erica, falou sobre quando é necessário procurar uma unidade de saúde e os principais sintomas do Covid-19. “Quem está doente ou gripado, mas está bem, não precisa procurar uma unidade de saúde”, afirma.
Erica também falou sobre como o Covid-19 se porta em nosso corpo “Nem todas as pessoas que contraírem o coronavírus terão sintomas graves, cerca de 5% da população terá um quadro mais grave, sendo que nos idosos essa porcentagem aumenta”, encerrou a coordenadora da vigilância epidemiológica de Osasco.
Na ocasião o prefeito informou que Osasco já tem 5 casos testados positivos para o Covid-19, além disso, há mais 12 casos potencialmente confirmados na cidade, e que devem totalizar 17 casos oficias nos próximos dias. Já os casos suspeitos somam 158 na cidade, 32 casos descartados e 121 casos em análise. “Todos os casos confirmados estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde de Osasco e as pessoas estão em isolamento domiciliar e com boas condições clínicas de saúde”, salienta Lins.
Também foram divulgados os bairros de Osasco que tem casos confirmados ou potencialmente confirmados são Jardim Helena Maria (1), City Bussocaba (1), Rochdale (2), Jardim Bandeiras (1), Km 18 (1), Vila Yara (1), Jardim Veloso (3), Bussocaba (1), Umuarama (1), JArdim Wilson (1), Jardim Santo Antonio (3), São Pedro (1).
Já sobre o atendimento aos casos suspeitos de contágio do Coronávirus, Osasco terá unidades específicas sendo o Os Prontos-Socorros do Jardim Santo Antônio (zona Sul) e Osmar Mesquita (zona Norte), seis Unidades Básicas de Saúde (os locais ainda serão definidos) e o Centro de Atenção ao Idoso (Presidente Altino) serão destinados a atender especificamente casos suspeitos de contágio. Já a Escola Municipal de Educação Especial, Edmundo Campanhã Burjato (Jardim Cirino), atenderá apenas crianças e adolescentes.