Santana de Parnaíba Adota Aula de relaxamento, alongamento e roda de conversa para os Profissionais da Saúde em Tempos de Covid-19

Cuidar de quem cuida nunca foi tão importante como agora, por isso, a prefeitura de Santana de Parnaíba, cidade que fica na região metropolitana Oeste, colocou uma equipe de psicólogos para realizar encontros antes dos turnos dos profissionais da saúde que vivem a pressão do atendimento neste momento em que a cidade foi decretada em estado de calamidade pública por causa do covid-19.

Em razão da suspensão das agendas dos profissionais de psicologia visando dar maior sustentação às ações de prevenção sanitária que o momento exige, o departamento de saúde mental de Santana direcionou suas atividades para dar suporte aos profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária em Saúde, que neste momento também apresentam medo, incertezas e ansiedade. Seja em razão do atendimento ao público seja pela pressão social e familiar em que a maioria está em isolamento e eles trabalhando. Este acolhimento tem sido realizado por uma equipe multiprofissional envolvendo Psicologia, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudiologia na USA do Parque Santana e nas UBS do município.

 – Das atividades:  São oferecidas Técnicas de Relaxamento, alongamento, respiração e roda de conversa.

A proposta é ter todos os dias uma destas práticas para o acolhimento dos trabalhadores. As atividades estão sendo feitas na área do estacionamento, obedecendo as orientações de segurança da OMS.

– Público alvo: Médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros , pessoal administrativo de outras áreas técnicas.

Para a coordenadora Técnica do departamento de Saúde Mental do município, Dra. Lúcia Maria Pissolatti da Silva Navarro, é fundamental que os profissionais da saúde sejam fortalecidos no seu emocional – “ Estas ações são de grande importância neste momento em que a humanidade está vivenciando a pressão. Eles precisam saber que também estão sendo cuidados enquanto estão cuidando de todos. Aqui em Santana, eles não estão sozinhos”, fala a dra Lúcia.

Santana de Parnaíba tem 07 casos confirmados, 80 suspeitos e nenhum óbito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.