Unidos contra a COVID-19, municípios paulistas superam índice de isolamento social

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Regional e de Comunicação, informou nesta segunda-feira (13) os 12 municípios paulistas que superaram o índice de 60% de isolamento social. Na última quarta (8), o índice estadual era de 49%, enquanto na capital a taxa atingiu 51%.

Na ocasião, o Governador João Doria apresentou o Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) para prevenção e combate ao coronavírus. A parceria com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM usa dados digitais para medir a adesão à quarentena em todo o Estado e também envia mensagens de alerta para regiões com maior incidência da COVID-19.

Com o Simi-SP, o Governo de São Paulo pode consultar informações georreferenciadas de mobilidade urbana em tempo real nos municípios paulistas. Para garantir a privacidade de cada cidadão, o monitoramento é feito com base em dados coletivos coletados em aglomerados a partir de 30 mil pessoas, o foco é identificar e neutralizar a mobilidade e estabelecimento não essenciais que desrespeitam a quarentena.

A análise estratégica digital indica possíveis ações de deslocamento e aponta a eficácia da quarentena em vigor desde 24 de março. A adesão considerada ideal para controlar a disseminação da COVID-19 é a partir de 70%. Os dados do isolamento em todas as regiões de São Paulo são divulgados em um boletim diário. Nesta segunda-feira (13) o relatório apontou os municípios com mais adesão à quarentena.

Os municípios paulistas que superaram o índice de isolamento social, são: São Vicente (68%); Mogi das Cruzes (64%); Suzano (63%); Guarujá (63%); Cotia (63%); Guarulhos (63%); Mauá (62%); Osasco (62%);  Rio Claro (61%); São José dos Campos (61%); Praia Grande (60%) e São Bernardo do Campo (60%).

Outras medidas

O Secretário Marco Vinholi (SDR) realizou ao longo da semana videoconferências com prefeitos das regiões administrativas para debater ações de contenção contra o conavírus.  Entre as medidas debatidas, estava a possível flexibilização da quarentena nas regiões. Os prefeitos expressaram a vontade dos pequenos comerciantes retornarem suas atividades.

“Neste momento não podemos afrouxar as decisões tomadas pelo Governo. Entendemos que o comércio precisa abrir, mas só vamos tomar essa decisão quando não houver risco para a população. A medida é difícil, mas necessária para salvar vidas”, afirmou o Secretário Vinholi.

Saúde

Os hospitais administrados pelo Governo do Estado estão contratando 1.185 profissionais de saúde no estado de São Paulo.

– 210 enfermeiros, 50 fisioterapeutas, 20 agentes técnicos de saúde, 245 médicos e 30 oficiais de saúde, além de 630 técnicos de enfermagem. O contrato tem duração de 1 ano.

Além disso, o Governo aprovou, a nova campanha de orientação educativa de vigilância sanitária que passará a valer na terça-feira (14), a medida conta com 200 agentes da vigilância que deverão visitar estabelecimentos comerciais não essenciais que estão abertos para orientações sobre a quarentena.

O Governo Estadual, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Regional e de Comunicação, lançou ainda na última quinta-feira (09) um vídeo de conscientização e alerta para a importância do isolamento social. A campanha conta com mensagens semanais sobre as principais decisões do Estado durante a semana e as orientações do Secretário Marco Vinholi, para o interior paulista.

Nesta segunda-feira (13), o Governador João Doria anunciou em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a nova campanha preventiva que deverá veicular a mensagem “Fique em Casa” com duração de 30 segundos nos principais meios de comunicação como rádio, Tv, entre outros, reforçando os cuidados com a quarentena.

Vale lembrar que o Governo Estadual adotou isolamento horizontal e a quarentena no estado deve durar até o próximo dia 22 abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.