Governo do Estado orienta prefeituras sobre testagem para Covid-19 nos municípios

O Governo do Estado de São Paulo transmitiu nesta sexta-feira (19), por meio de suas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube, explicação detalhada sobre o funcionamento de testagem para o novo coronavírus nos municípios paulistas. Intermediada pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a transmissão contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen e do Coordenador do Controle de Doenças, da Secretária Estadual de Saúde, Dr. Paulo Menezes.

“Nós falamos sobre o modelo de testagem que o Governo do estado está implementando. É importante dizer que São Paulo já superou 600 mil testes e estamos levando mais 250 mil para os municípios. As empresas também vão contribuir muito com essa iniciativa para a testagem nas cidades, as prefeituras também têm feito e vão entrar para a conta do estado. Isso é importante para que cada vez mais possamos avançar no enfrentamento ao coronavírus aqui no estado de São Paulo”, afirmou o Secretário Vinholi.

Segundo a Secretária Patrícia Ellen, SP pode chegar a 5,8 mil testes por milhão de habitantes no período de uma semana, atingindo, assim, patamares acima da Coreia e próximos da Alemanha.

A capacidade de execução de testes diários em SP hoje é cerca de 8 mil. Caso seja feita uma soma de testes do setor público e privado, essa capacidade pode ser de 25 a 30 mil por dia.

A separação dos testes é necessária pois o número de casos confirmados por análises sorológicos está crescendo rapidamente. Segundo a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), somente no mês de junho foram confirmados 26% casos pelo método de testagem, isto equivale a 36,5 mil pacientes. Já os casos confirmados por testes RT-PCR chegaram a 150,5 mil.

O teste sorológico verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus, enquanto que no teste por RT-PCR, que é considerado o padrão no diagnóstico da COVID-19, a confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada. Sendo assim, o Plano São Paulo analisa a possibilidade de monitorar a variação somente em testes de PCR, para verificar o impacto na classificação das regiões, pois o exame revela a situação momentânea do paciente.

É importante ressaltar que nem todas as pessoas que têm infecção pelo novo coronavírus desenvolvem anticorpos detectáveis, principalmente aquelas assintomáticas ou que apresentam sintomas leves. Desse modo, pode haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram Covid-19 confirmada por PCR.

“É muito importante que nos ajudem a garantir que as informações cheguem ao Sistema de Vigilância Epidemiológicas para que possamos vencer a subnotificação e termos mais conhecimento da doença e da aplicação de testes em todo o Estado”, afirma a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Segundo a CCD, a testagem é fundamental e deve ser vista como uma estratégia de vigilância para contenção da doença. “A testagem em si tem que auxiliar no isolamento dos casos e de possíveis pessoas que podem estar transmitindo o vírus, acompanhamento de contatos destas pessoas contaminadas para verificar se há evolução da doença e encaminhamento para o sistema de saúde se for necessário”, esclareceu Dr. Paulo Menezes.

A Secretária Patrícia também reforçou a importância de as empresas testarem seus funcionários a medida em que há retomada das atividades econômicas. A testagem deve ser realizada seguindo protocolo do Governo Estadual.

“O Governo criou um protocolo de testagem para o setor privado, que informa em qual situação a empresa deve utilizar o teste por PCR e o Sorológico e como proceder em casos confirmados e as demais etapas”, finaliza Patrícia Ellen.

O Secretário Vinholi finalizou a transmissão ressaltando importantes pontos abordados a respeito da testagem em todo o estado e sinalizou com a chegada de novos testes nos municípios do estado.

Apoio do Estado aos Municípios

•          Serão distribuídos 250 mil kits de coleta (2 swab de rayon + tubos falcon), considerando o número de casos do município no mês de maio.

•          Capacitação para execução do teste disponível para a atenção primária.

•          Já foram distribuídos 25 mil kits de testagem para 31 municípios: Santos, Osasco, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, Campinas, Diadema, Barueri, Carapicuíba, Mauá, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Jundiaí, São Vicente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Taboão da Serra, Guarujá, Suzano, Piracicaba, Itaquaquecetuba, Cotia, Itapevi, Embu das Artes, Santana de Parnaíba, São Caetano do Sul, Itapecerica da Serra, Praia Grande e Ferraz de Vasconcelos e Franco da Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.