Mário Guide reafirma apoio a Professora Tereza
O vereador Mário Luiz Guide é o político que mais detém mandatos de vereador em Osasco, oito no total. É graduado, mestre e doutor em Filosofia pela USP e formado em Direito pela Unifieo. Ao longo dos seus mais de 40 anos na vida pública ocupou diversos cargos no Legislativo. Foi presidente e membro de importantes conselhos e comissões como a de Educação, Saúde, Constituição e Justiça, em várias legislaturas. É um político sério, competente e muito respeitado por seus colegas na Câmara. A Educação sempre foi sua principal bandeira de luta. É professor universitário, secretário geral do PSB no Estado e membro da Fundação João Mangabeira em São Paulo. Foi eleito e reeleito sempre com expressiva votação, estando entre os mais votados na cidade. Nesta eleição não será candidato. Veja a seguir entrevista com este parlamentar que fará muita falta no legislativo osasquense.
Quantas eleições você já disputou?
Já disputei treze eleições, a partir de 1982. Oito para vereador, dois para deputado estadual, uma para deputado federal, uma para vice prefeito e uma para governador de São Paulo. No dia 31/12/2020 encerro o meu oitavo mandato de vereador.
Depois de tantas eleições, por que resolveu não disputar desta vez?
Acho que precisamos de renovação dos quadros políticos. Mas como secretario geral do PSB do Estado de São Paulo e como presidente da Fundação João Mangabeira continuo atuando e acompanhando as eleições em vários municípios. Márcio França, presidente estadual do PSB, é candidato a prefeito de São Paulo, fica difícil para ele acompanhar os outros municípios.
E em Osasco, como está o seu posicionamento?
Para prefeito, o PSB apoia o prefeito Rogério Lins. Ele apoiou a campanha do Márcio França para governador e o seu governo tem realizado trabalhos que são importantes para a população e para o PSB, tais como: construção de mais doze creches, melhoria na carreira dos professores, reforma das unidades básicas de saúde, grandes investimentos na área de segurança, hospitais veterinários para cuidar melhor dos animais, entre outros.
E para vereador, o PSB lança chapa completa?
Sim, são 32 candidatos. Tenho compromisso com o partido aqui e estou batalhando pelos nossos candidatos. Osasco tem tradição de uma disputa muito grande para vereadores. Estou lutando para que o PSB aumente sua representação na Câmara Municipal.
A professora Tereza é a atual presidente do PSB e é candidata a vereadora. Você a apoia?
Sim. É a minha candidata a vereadora. É uma professora como eu e tem a Educação como prioridade. Lecionou em várias escolas estaduais da Zona Norte como EE Prof Elóy Lacerda no Jd. Piratininga, EE Prof Dr. Luiz Lustosa da Silva no Jd. Baronesa, EE Francisco Casabona Vila São José, EE Josué Benedicto Mendes no Munhoz Junior. Foi diretora de creche no Jd. Piratininga, diretora do Colégio Cecília Meirelles no Jd. Veloso e é Coordenadora Pedagógica de várias creches comunitárias ligadas à AME- Associação de Mulheres pela Educação. Fará um grande trabalho na Câmara Municipal em prol da Educação de Osasco.
A Professora Tereza é uma nova liderança?
Sem dúvida. Ela sempre lutou pela melhoria dos bairros da Zona Norte através da Associação de Moradores e da comunidade católica. Tem experiência política, é presidente do PSB há muitos anos. Ajudou a coordenar um levantamento que o partido fez em toda a cidade sobre o que era mais importante para o futuro de Osasco. A pesquisa mostrou que 92% dos entrevistados querem uma rede de saúde pública que atenda bem à todos, 72% educação de qualidade, 63% mais segurança com maior policiamento, 28% emprego e profissionalização dos jovens. A Professora Tereza quer trabalhar para isso, portanto acho importante a sua eleição como vereadora.