SDPD recebe visita de Secretaria recém-criada de Osasco

Mais uma vez a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) é procurada por outro município como modelo para implantação do projeto vigente na cidade.

A Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência de Osasco foi criada em janeiro deste ano pelo prefeito Rogério Lins. O titular da pasta, Salomão Rodrigues de Lira Júnior, acompanhado da voluntária Fernanda Zachi, compareceu nesta terça-feira (dia 9) à sede da SDPD.

Na presença do secretário Carlos Roberto da Silva – o prof. Carlinhos – e da coordenadora de Relações Públicas, Leda Maria Sigrist, os visitantes expuseram as principais dúvidas sobre os primeiros passos que deverão tomar para atingir o patamar de excelência no atendimento das pessoas com deficiência que enxergam em Barueri.

Cadastrar o universo do público-alvo do serviço, mapear as principais regiões dos residentes e interagir com os demais órgãos municipais foram algumas das medidas colocadas em prática desde que a SDPD estava num estágio inicial. “Visitamos as Secretarias de Campinas e de Caraguatatuba para termos parâmetros”, lembrou o prof. Carlinhos.

O secretário Salomão Jr, que já esteve em Barueri em 2018 na condição de presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Osasco, explicou a razão da nova visita: “viemos para trocar experiências e aproveitar a oportunidade de consolidar as políticas públicas de inclusão”, declarou.

O intercâmbio deverá continuar, já que o secretário Carlinhos convidou as autoridades a conhecerem oportunamente o Centro de Equoterapia. Salomão retribuiu o convite, chamando Barueri para conhecer o CER (Centro Especial de Reabilitação) do município vizinho, que funciona há dois anos e meio e atende 400 famílias mensalmente.

Exemplo a ser seguido


É recorrente que a SDPD sirva de parâmetro para iniciativas similares em outros municípios. No dia 18 de janeiro, por exemplo, a Secretaria recepcionou membros da Secretaria Municipal das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Carlos (SP) com o objetivo de implantar o mesmo modelo de integração exercido aqui (saiba mais AQUI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.