Senac Osasco abre biblioteca virtual para comunidade com objetivo de incentivar a leitura

Cerca de 34 milhões de pessoas frequentam bibliotecas no país, sendo 51% para pesquisar ou estudar e 33% para ler por prazer

O Senac Osasco está disponibilizando o acesso gratuito e virtual ao acervo da biblioteca da unidade para toda a comunidade. A campanha visa ampliar o alcance aos livros, contribuir para o desenvolvimento do hábito de ler e favorecer a formação cultural da população, sobretudo nesse período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

O acervo da biblioteca na unidade conta com aproximadamente 1.000 títulos das diferentes áreas do conhecimento, jornais e revistas, além de computadores com acesso à internet. Todos os materiais também estão disponíveis virtualmente. Para acessar, é preciso preencher um cadastro e gerar um login e senha.

“Com as unidades fechadas em razão da pandemia, o acesso remoto funciona como opção de lazer, cultura e entretenimento, o que é muito importante para manter a rotina de estudos e o hábito da leitura”, diz Claudia Itano, gerente do Senac Osasco.

Segundo a última pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, do Instituto Pró-livro em parceria com o Itaú Cultural, divulgada em setembro de 2020, pouco mais da metade dos brasileiros são leitores ativos: 51%. A grande maioria dos entrevistados (82%) respondeu que gostaria de ter lido mais e citam como principais impedimentos a falta de tempo, (47%) e o fato de não terem bibliotecas por perto (7%). O estudo ainda revelou que cerca de 34 milhões de pessoas frequentam bibliotecas no país, sendo a maioria pertencente à classe C (49%). Os frequentadores são, em maioria, estudantes: 60%. A principal motivação para ir a esses espaços é pesquisar e estudar (51%) ou ler sem compromisso, apenas por gosto ou hábito (33%).

“Nosso país é carente de ações de acesso à cultura e podemos notar isso analisando os dados desse estudo. Então, criar campanhas que aproximem a população dos livros, é cumprir com nossa obrigação, enquanto instituição de ensino, de favorecer o desenvolvimento pessoal, social e cultural por meio da educação”, declara a gerente da unidade.

Para acessar os conteúdos disponíveis, visite a página do Senac Osasco, acesse o menu Biblioteca, no final da página e então busque pelo menu Bases de Acesso Aberto. Ainda no menu Biblioteca, a comunidade tem acesso ao Guia de Normalização, com as regras para relatórios técnicos, monografias, dissertações e teses, além de poder conferir as publicações científicas do Centro Universitário Senac.

Senac Osasco

Endereço: Rua Dante Batiston, 248 – Centro, Osasco

Informações: www.sp.senac.br/senac-osasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.