Governo de SP abre 340 vagas para cursos de qualificação profissional com bolsa-auxílio do Via Rápida na região Metropolitana de São Paulo

São aulas gratuitas que oferecem oportunidades nas áreas de Assistente Administrativo, Logística, Recursos Humanos, entre outros; com bolsa única de R$ 210, como ajuda de custo durante a realização do curso 

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, está ofertando 340 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional com bolsa-auxílio do programa Via Rápida, em diversas áreas, na região Metropolitana de São Paulo. Os cursos são de curta duração e contam com opções de aulas ao vivo, no modelo de Ensino à Distância (EAD). As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br até o dia 06 de maio.

São ofertados na região os cursos de Almoxarife e Estoquista, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar de Logística, Balconista de Farmácia, Informática Básica, Inglês para recepção, e Recepção e Atendimento. No total, 9 cidades foram contempladas: Arujá, Guararema, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, e São Paulo.

Podem se inscrever pessoas que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizadas e domiciliadas no Estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail e as aulas  têm previsão de início em maio. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.

Sobre a Bolsa-Auxílio

Os estudantes matriculados a partir de março nos cursos de qualificação do programa Via Rápida receberão uma bolsa única de R$ 210 para ajudar em suas despesas durante a realização do curso. O auxílio será disponibilizado aos alunos que cumpram os requisitos e que tenham frequentado os primeiros 10 dias de aula. 

O pagamento será feito por meio de código bancário, que o estudante usará para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas. O recurso valerá também para os cursos de 60 a 160 horas do SP Tech e SP Criativo e fica disponível por 30 dias após a comunicação oficial por e-mail de que o valor está disponível. Até o final de 2021, serão ofertadas 30 mil vagas de qualificação profissional com bolsa-auxílio. 

Para receber a bolsa-auxílio, além de ser desempregado e estar frequente no curso, o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.  Os alunos podem acumular a bolsa-auxílio do Via Rápida com o Auxílio Emergencial e Bolsa-Família.

Sobre o Via Rápida

O Via Rápida oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e geração de renda. Os cursos são oferecidos de acordo com o mercado de trabalho de cada região em parceria com os municípios, por meio do Centro Paula Souza e Senac.

Serviço:

Inscrições: até o dia 06 de maioOnde: www.cursosviarapida.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.