Junho é o mês do Meio Ambiente, recheado de lives e vídeos diários

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), neste mês de junho, toda terça-feira, às 14 horas, realizará lives com vários temas, além de diversos vídeos diários de cunho ambiental. Serão transmitidas na rede social Instagram, onde também exibidos os vídeos, assim como no Facebook. A lista com os assuntos a serem tratados seguem ao final do texto. A ideia de elaboração destes eventos virtuais fez-se necessária, devido à pandemia de Covid-19, evitando situações que possam gerar aglomerações e, por consequência, a disseminação do vírus.

Na primeira apresentação, na terça-feira, dia 1, o geógrafo Geovane Bassan falou sobre Aterro Sanitário. O evento contou ainda com a presença do secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), e da diretora Yara Garbelotto, que deu um “spoiler” para ambientar os futuros espectadores. “Conversamos sobre o que é sustentabilidade, principalmente que a gestão está assumindo agora que Barueri é uma cidade inteligente e sustentável. Focamos nos novos projetos que vão caminhar neste governo, enfatizamos o aumento de nossas áreas verdes protegidas como os parques Linear e da Juventude e falamos um pouquinho sobre bem-estar animal”, revelou.

Seguem abaixo os temas da primeira semana dos vídeos e de todas de lives de junho:

Vídeos:

01/06: Aterro sanitário (Geovane Bassan-geógrafo);

Legenda: Você sabe o que é e qual a função de um aterro sanitário? Sabe onde fica o aterro em Barueri?

02/06: Descarte de eletrônicos (Geovane Bassan – geógrafo / Thiago Alves Lopes – educador ambiental);

Legenda: Cada vez menos temos espaço em nossas casas para o que não usamos mais ou quebrou. Será que tem utilidade para alguém? Vamos descobrir?

03/06: Descarte de medicamentos (Ana Paula dos Santos – farmacêutica / Lucimara Cunha dos Santos – educadora ambiental);

Legenda: Tão importante quanto utilizarmos a medicação quando precisamos é o descarte correto. Será que você pode ajudar? Encontramos a resposta.

04/06: Papa-pilhas (Paula Neto – Comunicação da SADS / Geovane Bassan – geógrafo);

Legenda: Você já ouviu falar em Papa-pilhas? Pode ter passado por algum e não ter percebido hein!

05/06: Coleta seletiva (Geovane Bassan – geógrafo / Lucimara Cunha dos Santos – educadora ambiental).

Legenda: O que é lixo, o que são resíduos, o que é coleta seletiva? Quer saber? Então participe dessa conversa…

Lives

01/06: Abertura do mês do meio ambiente (biólogos Bidu – secretário de Meio Ambiente/Yara Garbelotto – diretora de Departamento de Planejamento Ambiental);

08/06: Animais domésticos (Dra. Camila Panizza de Camargo – veterinária / Lucimara – educadora Ambiental);

Legenda: Seu animal doméstico é parte integrante da sua vida? Você sabe como identificar os sinais de alegria, angústia, stress ou tristeza? Não sabia até agora…

15/06: Energias renováveis (Ricardo Pinto Filho – engenheiro agrônomo / Ana Maria da Silva – educadora ambiental);

Legenda: Melhorar nossa qualidade de vida passou a ser meta para futuras gerações. Como participar desse processo que traz tantos benefícios ao meio ambiente? Descubra aqui…

22/06: Arborização Urbana (Gabriela Mendes – engenheira florestal / Solange Vieira Baganha – educadora ambiental);

Legenda: Você sabia que como a roupa adequada para cada estilo as árvores que compõem o ambiente urbano também têm suas funções? E que elas têm direitos adquiridos por lei? Vamos te contar…

29/06: Fazendo a diferença (Jordânia Pereira – presidente da Cooperativa Unindo Forças / Thiago Alves Lopes – educador ambiental).

Legenda: Atualmente as mulheres conquistam espaços, desenvolvem habilidades e lideram o mercado como grandes empreendedoras. Aliado ao tema Sustentabilidade, veja o exemplo da Jordânia, fundadora da cooperativa Unindo Forças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.