Cultura abre Inscrição para Oficina de Documentários Domésticos
Já pensou em aprender a produzir um documentário? Então chegou a sua oportunidade de participar da oficina “Documentários Domésticos”, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri e o MIS (Museu da Imagem e do Som). Serão três dias de aulas ao vivo nos dias 16, 18 e 20 de agosto, das 19h às 21h. Barueri terá a quantidade de 50 vagas e a classificação é a partir de 16 anos.
O público-alvo são pessoas que se interessam pela produção de cinema documentário. Podem participar estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes, entusiastas do cinema documentário e youtubers.
A Oficina será realizada ao vivo na plataforma Zoom. As inscrições serão via Sympla. O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado.
CLIQUE AQUI para se inscrever.
Sobre a oficina
“Documentários Domésticos” é um minicurso com seis horas de duração no qual os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semiprofissionais, DSLR’s etc.). A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa – respeitando as orientações de distanciamento social – utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem, resultando em minidocumentário.
O principal objetivo é compartilhar ferramentas para que o público possa contar suas próprias histórias. Partindo de gravações feitas pelos próprios participantes, será realizado um minidocumentário coletivo sobre uma temática a ser decidida em conjunto. Ao final dos encontros, as pessoas que participarem da atividade estarão aptas a produzirem seus pequenos documentários, seja para uso profissional ou para compartilharem suas vivências durante a quarentena.
Cronograma
Encontro 01:
-Breve introdução ao documentário.
-Que modos de documentário existem?
-Quais os equipamentos básicos para se filmar um documentário doméstico?
-Que tipo de documentário queremos fazer? Que história(s) queremos contar?
-Principais tipos de enquadramento no documentário.
Encontro 02:
-Técnicas básicas para filmagem (ISO, abertura, velocidade, ajuste de branco, taxa de quadros etc.).
-Como fazer esses ajustes: do celular à DSLR.
-Noções básicas de som.
-Principais tipos de microfone. Como fazer se eu não tiver um?
-Como gravar entrevistas.
Encontro 03:
-Preparando o material para a edição.
-Noções básicas de edição.
-Edição do conteúdo gravado pelos próprios participantes.
Do encontro 02 para o 03, os participantes terão como tarefa gravar o material que será editado. Não é necessário ter nenhum equipamento especial. A ideia é usar o que os participantes tiverem à disposição.
Sobre o professor
Lucas Gervilla é artista visual e cineasta. Participou de mais de 160 produções audiovisuais. É doutorando e mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2020, dirigiu os longas-metragem, “Ruinoso” e “Fora da Capital”.