Cultura abre Inscrição para Oficina de Documentários Domésticos

Já pensou em aprender a produzir um documentário? Então chegou a sua oportunidade de participar da oficina “Documentários Domésticos”, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri e o MIS (Museu da Imagem e do Som). Serão três dias de aulas ao vivo nos dias 16, 18 e 20 de agosto, das 19h às 21h. Barueri terá a quantidade de 50 vagas e a classificação é a partir de 16 anos.

O público-alvo são pessoas que se interessam pela produção de cinema documentário. Podem participar estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes, entusiastas do cinema documentário e youtubers.

A Oficina será realizada ao vivo na plataforma Zoom. As inscrições serão via Sympla. O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado.

CLIQUE AQUI para se inscrever.

Sobre a oficina
“Documentários Domésticos” é um minicurso com seis horas de duração no qual os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semiprofissionais, DSLR’s etc.). A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa – respeitando as orientações de distanciamento social – utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem, resultando em minidocumentário.  

O principal objetivo é compartilhar ferramentas para que o público possa contar suas próprias histórias. Partindo de gravações feitas pelos próprios participantes, será realizado um minidocumentário coletivo sobre uma temática a ser decidida em conjunto. Ao final dos encontros, as pessoas que participarem da atividade estarão aptas a produzirem seus pequenos documentários, seja para uso profissional ou para compartilharem suas vivências durante a quarentena. 

Cronograma  

Encontro 01: 

-Breve introdução ao documentário.  

-Que modos de documentário existem? 

-Quais os equipamentos básicos para se filmar um documentário doméstico? 

-Que tipo de documentário queremos fazer? Que história(s) queremos contar? 

-Principais tipos de enquadramento no documentário.  

Encontro 02: 

-Técnicas básicas para filmagem (ISO, abertura, velocidade, ajuste de branco, taxa de quadros etc.).  

-Como fazer esses ajustes: do celular à DSLR.  

-Noções básicas de som.  

-Principais tipos de microfone. Como fazer se eu não tiver um?  

-Como gravar entrevistas.  

Encontro 03: 

-Preparando o material para a edição.  

-Noções básicas de edição.  

-Edição do conteúdo gravado pelos próprios participantes.  

Do encontro 02 para o 03, os participantes terão como tarefa gravar o material que será editado.  Não é necessário ter nenhum equipamento especial. A ideia é usar o que os participantes tiverem à disposição. 

Sobre o professor
Lucas Gervilla é artista visual e cineasta. Participou de mais de 160 produções audiovisuais. É doutorando e mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2020, dirigiu os longas-metragem, “Ruinoso” e “Fora da Capital”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.