Cultura celebra o Dia da Fotografia em live com diretor da TV Globo e vídeos Ponto MIS

É inegável a importância da fotografia na vida das pessoas. O cotidiano ou as ocasiões especiais que ficam eternizados em imagens fazem bem à memória e aos afetos dos envolvidos nesses momentos. Com o avanço da tecnologia tudo ficou mais fácil, um simples celular é capaz de registrar fatos e pessoas com muita qualidade. 

19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia e a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri (Secult) realizará uma live especial com o diretor artístico Jorge Espírito Santo, do programa Fantástico, da Rede Globo. 

live será transmitida às 19h via Instagram no Cultura Barueri Oficial e terá como mediador o diretor artístico da Secult, Edu Peres.

Há mais de 30 anos, Jorge Espírito Santo trabalha com audiovisual. Sua jornada começou na MTV dos anos 1990, seguiu pelo Programa H, na TV Band, e nos anos 2000, na TV Globo, ajudou a criar o Caldeirão do Huck. Anos depois foi para o Canal GNT, mas retornou à Globo, com passagens em vários programas. Hoje é diretor artístico do Fantástico.

Desde criança, Jorjão, como é conhecido, sempre esteve às voltas com máquinas de fotografia: das primeiras Xeretas até os sofisticados equipamentos do mundo digital. Como fotógrafo amador lançou o livro “Apenas bons amigos”, com a amiga Astrid Fontenelle, um guia básico para melhorar suas fotos de férias. E ainda fez a exposição EXT/DIA, com parte do seu material captado em viagens pelo mundo.

Série de vídeos sobre fotografia

Além da live, os interessados na arte da Fotografia podem também acompanhar uma série de vídeos em dois módulos denominada “Fotografia, referências para o processo criativo”, disponível pelo Pontos MIS (programa de Difusão Cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo) em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri. 

Abaixo os módulos e os links para acompanhar:

Módulo 1 |  Fotografia – Referências para o processo criativo

Especialistas da área abordarão questões sobre fotografia, técnicas fotográficas, o trabalho de fotógrafos renomados e algumas curiosidades.

No primeiro encontro a oficineira Natália Tonda apresenta as fotógrafas Francesca Woodman e Sarah Moon. CLIQUE AQUI para acessar.

A oficineira Melissa Szymanski apresenta os fotógrafos Man Ray e Horst. P. Horst AQUI


O oficineiro Leandro Menezes apresenta os fotógrafos Philip-Lorca di Corcia e Jeff Wall.  Inscrições aqui.


O oficineiro Beto Salgado apresenta os fotógrafos Steve McCurry e Tadeu Vilani. AQUI.

Módulo 2 | Fotografia – Referências para o processo criativo– Um repertório a se pensar

Neste módulo, especialistas discutem a relevância de alguns fotógrafos da indústria da moda e seus respectivos trabalhos.  Com base no documentário, Franca – caos e criação, os fotógrafos Melissa Szymanski, Natália Tonda, Beto Salgado e Leandro Menezes apresentam a vida e obra de renomados fotógrafos que atuaram ao lado de Franca Sozzani durante sua longa carreira de 27 anos na Vogue Itália. 

Seguem abaixo os fotógrafos e seus trabalhos comentados.

Paolo Roversi 
Steve Maisel

Bruce weber 
Peter Lindbergh 

Sobre os professores
Beto Salgado  – é fotógrafo com trabalhos em áreas como publicidade, moda, still e social. Após passar dez anos em São Paulo, fundou em sua cidade natal, em Pindamonhangaba, a Alluminare Escola de Fotografia, onde também é professor. Foi presidente do Fundo Municipal de Cultura e é responsável pela cadeira de Artes Visuais/Audiovisual do Conselho Municipal de Cultura de Pindamonhangaba, além de se dedicar a trabalhos de fotografia autoral e ao desenvolvimento da fotografia e do audiovisual.

Leandro Menezes – é artista visual e usa a fotografia como principal meio para o desenvolvimento de seus trabalhos. Atua conectando diversos suportes e linguagens, tais como vídeo, processos analógicos, artes gráficas, música e psicanálise. Desenvolve trabalhos para o mercado de moda, publicidade e para marcas e artistas independentes. Recebeu menção honrosa no International Photography Awards (IPA) de 2014. Participou do Nova fotografia 2015 e da Residência NECMIS 2016, ambos no MIS.

Melissa Szymanski – é fotógrafa, formada e pós-graduada pela Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editorias e publicidade. Atua como docente de Fotografia na FASM, IED – Instituto Europeo di Design e no Museu da Imagem e do Som, incluindo o projeto Pontos MIS. Ministrou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nos cursos de Moda, Noções Básicas e Intermediário.  

Natália Tonda – é fotógrafa formada pela Escola Panamericana de Arte e Design (SP) e UNISINOS (RS). Realiza oficinas de fotografia analógica e digital. É professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo, SP) e atua como oficineira no projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Trabalhou como fotógrafa da 29ª Bienal de São Paulo e como produtora cultural na exposição Em nome dos artistas (Bienal de São Paulo) e na Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. Atualmente ministra oficinas e cursos de fotografia, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.