Iguatemi São Paulo patrocina a 34ª Bienal de São Paulo

O Iguatemi São Paulo, incentivador da arte e cultura, apoia e patrocina a 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto,que acontece de 4 de setembro a 5 de dezembro na capital. Com programação presencial e digital, a edição, que iniciou em fevereiro de 2020, culminará em uma mostra coletiva dentro no Pavilhão Ciccillo Matarazzo e também com exposições individuais simultâneas na cidade. A exibição reunirá diversas culturas, cosmovisões e momentos históricos, além de ser a Bienal com o maior número de representatividade de artistas na questão gênero e etnia.Ao longo das próximas semanas, a Iguatemi irá apresentar os destaques do evento por meio de lives, posts e reels durante o #IguatemiDaily – curadoria de conteúdos digitais da rede – nos perfis do Iguatemi São Paulo e JK Iguatemi.

Faz escuro mas eu canto apresenta 91 artistas, sendo todos dos cinco continentes, exceto a Antártica. A edição traz a maior representatividade de artistas indígenas de todos os anos, sendo nove participantes de povos originários de diferentes partes do globo. Também ressalta a equilibrada distribuição entre mulheres e homens, totalizando 4% dos artistas que se identificam como não-binários.

A mostra ainda celebra os 70 anos da 1ª Bienal, realizada em 1951. O tempo é o responsável em adaptar a novas mudanças e trazer novas ideias e visões, algo que pode ser visto na edição a ser lançada. Em 2020, com a pandemia e distanciamento social, a Bienal pode se reinventar e intensificou a sua programação digital para se conectar ao público, assim criando o catálogo digital tenteio.

O catálogo digital tenteio é composto por uma narrativa visual e textual formada por contribuições de todos os artistas participantes. Através dos desenhos, fotografias, poemas e textos compartilhados pelos artistas, o público pode se conectar ao lugar físico sem estar presente e que reflete as inspirações e versos que Faz escuro mas eu canto transmite. O público que visitar o local também receberá o catálogo impresso.

“O processo de colocar em relação e ressonância todas essas vozes foi intenso e estimulante, vivificando um dos conceitos de Édouard Glissant que mais nos inspirou nesse caminho, o de que falamos e escrevemos sempre na presença de todas as línguas do mundo”, afirma Jacopo Crivelli Visconti, curador geral desta edição.

Pivô recebe mostra individuais Heliplaza Oriana

Reforçando o seu pilar da arte e cultura, o Iguatemi São Paulo também patrocina ativação no espaço de arte do Pivô que integra a programação da 34ª Bienal – Faz escuro mas eu canto. Situado no Copan, o local inaugura as mostras individuais Heliplaza, do artista mexicano não-binário radicado em Berlim Manuel Solano, e Oriana, da artista porto-riquenha Beatriz Santiago Muñoz. As obras estarão expostas no espaço de 5 de setembro a 6 de novembro, de quarta a sábado.

Pela primeira vez no Brasil, Beatriz Santiago Muñoz apresenta Oriana, instalação audiovisual baseada no livro As guerrilheiras, da escritora feminista Monique Wittig (1969). A exposição, sobre a curadoria de Fernanda Brenner, apresenta a importância de mulheres da comunidade da artista, e reinterpretou a relevância dessas personagens em um longa-metragem aberto e processual.

Já Manuel Solano exibe Heliplaza, mostra inspirada nas lembranças do artista sobre as estéticas dos shopping centers em sua juventude, anteriormente após perder parcialmente a sua visão. A exposição, com curadoria da dupla portuguesa João Mourão e Luís Silva, reúne pinturas, esculturas e objetos do artista, e recebeu apoio da Fundación Jumex Arte Contemporâneo.

Serviço: Exposição Faz escuro, mas eu escuto

Período: 4 de setembro a 5 de dezembro de 2021

Pavilhão Ciccilo Matarazzo, Parque Ibirapuera

Entrada Gratuita

Serviço: Pivô

Período: 05 de setembro até 06 de novembro

Edifício Copan, loja 54 – Avenida Ipiranga, 200

Entrada Gratuita

Link: https://www.pivo.org.br/


Sobre o Iguatemi São Paulo

O Iguatemi São Paulo, primeiro Shopping Center da América Latina, vem construindo – há mais de 50 anos – uma história afetiva junto aos paulistanos, desenvolvendo-se sob o pilar da inovação e propiciando experiências únicas para seus clientes. Pioneiro também em trazer para seus espaços as melhores marcas nacionais e internacionais, em um mix de lojas, restaurantes e serviços que contempla mais de 283 operações. Curador de exposições, mostras, desfiles de moda e eventos gastronômicos, mantém sua identidade renovada e em sintonia com seu público também através das plataformas digitais, produzindo conteúdo exclusivo para o site e redes sociais. O shopping é precursor em várias áreas como o Iguatemi One, programa de relacionamento com clientes, concierge, entre outros. Por tudo isso, o Iguatemi São Paulo é um dos principais marcos da cidade que o acolhe com tanto carinho, mantendo-se ao longo destas cinco décadas como o melhor lugar para celebração da moda, da gastronomia, enfim, dos prazeres da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.