Defesa Civil realiza ações preventivas na Semana Nacional de Redução de Desastres
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Barueri realiza ações de conduta preventiva e preparativa na Semana Nacional de Redução de Desastres, no período de 10 a 16 de outubro, conforme decreto presidencial destinado a aumentar o senso de percepção de risco, mediante a mudança cultural da população, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.
Neste ano, as ações da Coordenadoria, ligada à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), são realizadas a distância nos canais de comunicação da prefeitura em virtude da pandemia da Covid-19 com alertas de cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois de situações de desastre.
Quarta-feira (dia 13), em São Paulo, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Barueri participou do 5º Seminário alusivo ao Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais.
O objetivo da Defesa Civil, que também agrega o Resgate Municipal, é trazer à municipalidade – segundo a agente Fabiana Queiroz Aquino – o conhecimento do trabalho de prevenção para que a situação seja minimizada e que as pessoas possam saber o que pode ser evitado em relação aos riscos.
Em caso de emergência, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil ou o Resgate Municipal por meio do número 199. Para outras informações, ligue (11) 4199-0620, ou envie mensagem para o e-mail defesa.civil@barueri.sp.gov.br. O atendimento administrativo presencial é realizado na Rua Prudente de Morais, n° 100, no Jardim Belval.
Gestão de riscos e desastres
De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Ednilson Stramantino, os acidentes naturais, tecnológicos, ou causados por ação humana ocorrem frequentemente e muitas vezes sem qualquer tipo de aviso prévio. “Em razão disso, a coordenadoria não parou neste ano e meio de pandemia da Covid-19. Para tanto, adotou protocolos de atendimentos no enfrentamento de situações de risco diante da grave crise na saúde pública, realizou os trabalhos preventivos operacionais e de socorros 24 horas por dia”, relata.
Os trabalhos das equipes da Defesa Civil, que completou 20 anos em junho, e do Resgate Municipal, que fez 15 anos no mesmo mês, também são ressaltados pelo coordenador. “Têm contribuído de forma significativa e indispensável para Barueri”, destacou Stramantino.
Defesa Civil
A Defesa Civil atua no conjunto de ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação destinadas a evitar ou minimizar os efeitos decorrentes de desastre; preservar o moral da população; restabelecer a normalidade social e torná-la resiliente.
Integrante das forças de segurança de Barueri há 26 anos, o subinspetor da Guarda Civil Municipal, Pedro Domingues da Silva, explicou que a Defesa Civil foi criada em 2001, ano no qual, infelizmente, ocorreram dois acidentes envolvendo a Petrobrás em Barueri. Ambos com vazamentos, sendo um de óleo e outro de gás. Segundo ele, a cidade – mesmo tendo a Guarda Municipal, Polícia Militar, atendimento de saúde – percebeu que faltava algo a mais: a Defesa Civil. “Foi fundada e a partir daí foi tomando corpo, vindo novas pessoas que não necessariamente são guardas”, contou Domingues, reforçando que “salvar vidas, socorrer pessoas é muito gratificante”.
Resgate Municipal
O Resgate Municipal realiza atendimento pré-hospitalar. O subinspetor Domingues, como é conhecido, explica também que o serviço foi criado em razão de um incidente com um cidadão baleado no Jardim Belval. Ele conta que na época Barueri já contava com o 18º GB (Grupamento de Bombeiros), que atende ocorrências de toda a região, mas demorou a socorrer o homem porque o trabalho de emergência precisou vir da Estação de Bombeiros de Osasco. “Mais uma vez a Administração, preocupada com a sua população, mudou a realidade. Implantou o Resgate Municipal que hoje está atendendo lado a lado com o Corpo de Bombeiros, fazendo um excelente trabalho”, afirma.
#AprenderParaPrevenir
Também em alusão ao Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – realiza neste ano a 6ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir 2021, com a participação de instituições parceiras como o MCTI, a SEDEC/MDR, a Cruz Vermelha e o Programa Ciência na Escola. As inscrições dos trabalhos já estão abertas e se estendem até o dia 30 de outubro.
O objetivo é mobilizar pessoas, instituições e comunidades para criarem espaços de diálogo, construindo e difundindo conhecimentos e intervenções no campo da Educação para Redução de Riscos e Desastres.
As informações e o guia da campanha com a temática “Desastres, aqui!? Como prevenir?” podem ser acessadas no Portal do Cemaden e no Portal do Cemaden Educação. Veja AQUI o vídeo de lançamento da Campanha.