Prefeitura de Osasco homenageia Agentes Comunitários de Saúde

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco realizou cerimônia simbólica em homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em alusão ao Dia Nacional desses profissionais, celebrado em 4 de outubro, conforme a Lei Federal nº 11.585/2007. 

A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Professor José Liberatti, em Presidente Altino, na segunda-feira, 18, e contou com a presença do prefeito de Osasco, Rogério Lins, do secretário de Saúde, Fernando Machado, da adjunta Suzete Franco, do presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva, do vereador Carmônio Bastos, da diretora geral de Atenção Primária em Saúde, Lígia Soldá, dos secretários municipais Sérgio Di Nizo (Governo) e Rodolfo R. Cara (Esporte), entre outros.  

Os Agentes Comunitários de Saúde têm papel fundamental na Estratégia Saúde da Família (ESF), por estarem mais próximos da comunidade, por meio de visitas domiciliares regulares e periódicas, acompanhando os pacientes assistidos pela saúde pública, promovendo a prevenção de doenças, promoção da saúde e cidadania, garantindo o acesso e integração aos serviços de atenção básica, entre outros. 

O prefeito Rogério Lins agradeceu toda a equipe de ACS, principalmente durante o período mais difícil de crise sanitária no mundo, por conta da pandemia e destacou os diversos investimentos realizados na saúde, no setor de urgência e emergência, na infraestrutura dos postos de saúde e que quer avançar ainda mais em seu segundo mandato em outras políticas públicas no setor, tornando a Saúde de Osasco muito melhor. 

“Durante a pandemia apostamos na ciência, na vacina e na priorização da vida, não há o que comemorar, perdemos muitos entes e amigos, mas nossa atuação foi sempre trabalhando na prevenção e na promoção da saúde, priorizando a vida. A atuação dos nossos agentes comunitários foi essencial nesse processo. Nosso sentimento é de gratidão eterna”, ressaltou Lins. 

“É emocionante estar aqui homenageando vocês. A atuação de cada um durante a pandemia mostra a essência do trabalho do agente comunitário, fazendo busca ativa, ajudando os doentes. O sucesso e a dedicação de vocês é o que nos motiva a continuar nessa batalha. Gratidão!”, agradeceu o secretário de Saúde Fernando Machado.  

“Sabemos dos desafios que temos na área da Saúde e para transformar essa área precisamos de profissionais compromissados como vocês, que fazem a diferença, e como o prefeito Rogério Lins, que se dedica noite e dia para fazer essa cidade melhor. Nosso muito obrigado”, reforçou Ribamar Silva, presidente da Câmara Municipal.  

Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo com imagens dos profissionais em atividade e realizado um tributo a três gestores de três Unidades Básicas de Saúde vítimas da covid-19 emocionaram a todos. Os familiares de Rosivaldo Vasconcelos, o Vaduca (in memoriam) – UBS Vila Yara; Gilvanda Nascimento (in memoriam) – UBS Maria Pia e Ana Francisca P. Araújo, que foi gestora da UBS Novo Osasco, agradeceram o reconhecimento e carinho.   

O encerramento contou com a distribuição de uma medalha de honra a cada agente em razão dos serviços prestados à sociedade e à saúde pública, juntamente com uma garrafa térmica de alumínio, entregues pelo prefeito e autoridades.   

A mensagem gravada no verso da medalha diz: “Acreditando que é possível contribuir na mudança da qualidade de vida da população. Casa a casa, família a família, os agentes de Saúde se tornaram elo de uma corrente em defesa da vida”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.