Antecipação da segunda dose da Pfizer acontece neste final de semana em Barueri
Na segunda-feira (dia 18), o governo do Estado de São Paulo anunciou mais uma antecipação da segunda dose da vacina da Pfizer, contra a Covid-19, apoiado no PEI (Plano Nacional de Imunização).
A partir de agora, o intervalo entre a primeira e a segunda dose do imunizante passou de oito semanas para 21 dias em adultos com mais de 18 anos. A regra está vigorando desde terça-feira (dia 19).
Para os adolescentes de 12 a 17 anos, o intervalo é de 56 dias entre a primeira e a segunda dose.
Ação no fim de semana
Nos dias 22, 23 e 24 de outubro (sexta-feira, sábado e domingo), Barueri irá realizar uma ação para aplicar a segunda dose da Pfizer nas pessoas que cumprirem os prazos estabelecidos pelo PEI. Não é necessário agendamento.
Só o esquema vacinal completo garante toda a proteção que os imunizantes se propõem na luta contra o novo coronavírus.
A ação será no polo do Centro de Eventos (avenida Sebastião Davino dos Reis, 672, no Jardim Tupanci), das 8h às 17h.
Podem comparecer maiores de 18 anos que tenham tomado a primeira dose da vacina da Pfizer há pelo menos 21 dias e adolescentes (12 a 17 anos) que tomaram a mesma vacina há, no mínimo, 56 dias.
Aqueles que perderam o prazo de aplicação da segunda dose também podem aproveitar a oportunidade.
É necessário levar documento com foto e a caderneta de vacinação. Menores de idade devem ser acompanhados por um responsável legal.
Entenda as antecipações
Originalmente, a recomendação era de que a segunda dose do imunizante Pfizer fosse aplicada após três meses da dose inicial. Preocupadas com a demora em completar o esquema vacinal, que garante maior proteção contra o vírus, as autoridades de saúde solicitaram autorização para adiantar a segunda dose.
No dia 20 de setembro deste ano, o 50º Informe do Ministério da Saúde publicou autorização para que o intervalo da primeira e a segunda dose passasse a ser de 56 dias.
Esta semana, conforme indicado na bula do imunizante e buscando aumentar a cobertura vacinal, o governo estadual autorizou mais uma antecipação, desta vez de 21 dias entre a dose inicial e a dose final.