Parlamentares reconhecem trabalho desenvolvido pelo Programa Canguru

Completando dois anos de sua criação, o “Projeto Canguru – Programa Família Acolhedora”, vinculado à Secretaria de Assistência Social (SAS), recebeu o reconhecimento dos parlamentares osasquenses na manhã desta terça-feira (9), durante a 27ª Sessão Ordinária.

O programa atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, inseridos em medida protetiva de acolhimento. Foi criado através da Lei Municipal nº 4927/2018 e regulamentado por meio do Decreto nº 11.936/2019. O trabalho desenvolvido pelo programa foi lembrado pelos parlamentares através de uma Moção de Reconhecimento, aprovada por unanimidade, proposta pelo vereador Ralf Silva (Republicanos).

“Estive na comemoração de dois anos e não posso deixar de parabenizar as coordenadoras do programa, que é um motivo de orgulho. Esse projeto existe pelo mundo, está crescendo no Brasil, e Osasco é um exemplo. Vinte e seis por cento de nossas crianças estão em um lar temporário, enquanto a média do Brasil é de 5%. Essa moção é para parabenizar toda a equipe da SAS”, comemorou Ralfi Silva.

Secretária de Assistência Social à época da implantação do programa, a vereadora Elsa Oliveira (Podemos) agradeceu pela moção. “Esse projeto mexe muito comigo porque trabalhamos a construção dele minunciosamente”, lembrou a parlamentar. “Pouco se sabia dentro do nosso estado sobre o programa, exceto em Campinas, que é referência. Estivemos lá para conhecer o trabalho, para entender como a família acolhedora funcionava”, explicou a parlamentar, que também mencionou os passos tomados para implantação do projeto. Ainda de acordo com Elsa Oliveira, atualmente há 15 famílias acolhendo crianças no município.

Segundo a Prefeitura de Osasco, para aderir ao programa é preciso atender a alguns requisitos, como morar em Osasco, ter mais de 25 anos, não ter interesse na adoção, estar em boas condições de saúde física e mental, ter uma rede de apoio e disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço, entre outros. Mais informações podem ser obtidas em familiacanguru.osasco.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 99689-6568 (WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.