Procon de Jandira emite orientações aos consumidores

Com a proximidade de um período marcado por promoções como a Black Friday, o PROCON de Jandira emite orientações com a finalidade de equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores.

Confira nota emitida pela PROCON de Jandira:

Desconfie de ofertas muito vantajosas. Faça checagens de segurança, na dúvida consulte o Reclame Aqui e o site da Fundação Procon/SP. Cuidado com ofertas em redes sociais como: Facebook , Instagram e Twitter. Ao efetuar suas compras, certifique-se de que a Plataforma do Fornecedor é segura. Não efetue compra, nem disponibilize seus dados pessoais se houver direcionamento para outras páginas no ato da compra. CUIDADO COM PREÇOS MUITO ABAIXO DO USUAL. 

Atenção à qualidade do produto adquirido, sempre que possível verifique os selos de segurança dos órgãos certificadores. Habitue-se a tirar print das etapas da compra. Se for adquirir passagens aéreas , informe-se se a Agência está registrada no site da Embratur. Em caso de produtos cosméticos verifique se o mesmo tem registro na Anvisa. 

Produtos de Mostruário não perdem a garantia. Caso o consumidor opte por adquirir um produto de mostruário, detalhes como amassados, arranhões etc., devem vir detalhados na Nota Fiscal. Exija sempre a Nota Fiscal do Produto, a sonegação de Nota Fiscal é crime e pode ser denunciada no site da Receita Federal. Defeitos não aparentes (vícios), estão cobertos pela garantia, desde que dentro do prazo legal e/ou contratual 

Evite efetuar compras em sites que exibem apenas número de Whatsapp para contato. Dê preferência aos sites que disponibilizam e-mail corporativo e endereço físico. 

Dê preferências a empresas conhecidas. Pesquise a reputação do fornecedor. Evite fazer uso de computadores públicos, lan house, ou equipamento de terceiros. 

Se contratar a entrega em domicílio, exija que o prazo de entrega seja detalhado em Nota Fiscal. Fique atento aos prazos de entrega antes de efetivar suas compras. 

Antes de assinar o protocolo de recebimento, confira se seu produto está correto. Caso haja avarias, recuse o recebimento e comunique o fornecedor. 

Nas compras feitas fora do estabelecimento físico do  fornecedor (internet, a domicílio, telemarketing, catálogos e por telefone), o consumidor tem sete (7) dias para desistir da operação sem apresentar justificativa. O prazo para desistência passará a contar da data da compra ou da data do recebimento do produto. 

No site da Fundação Procon https://www.procon.sp.gov.br/ o consumidor encontra o ranking das empresas com maior número de reclamações, consulte!

O Procon de Jandira segue as diretrizes da Fundação Procon, que preza pelo acolhimento, ouvindo e orientando o consumidor. O índice de resolução,  sem a necessidade de marcação de audiência, chega a  90% dos casos.

Está com dúvidas sobre as relações de consumo ou quer realizar alguma denúncia sobre esta temática, o PROCON Jandira fica localizado na Rua: Rubens Lopes da Silva, 333, Centro de Jandira. Telefone de contato: 47076025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.