Prêmio Os Movimentos das Cidades dará R$ 10 mil para iniciativa que aponte soluções para Barueri
Moradores, ONGs e Startups podem se candidatar para receber consultoria e auxílio financeiro para desenvolver projetos sociais que impulsionem o crescimento regional
O estudo da série “Os Movimentos das Cidades” mostrou que, mesmo no auge da pandemia causada pelo coronavírus, Barueri manteve empregos, abriu novas vagas e a economia foi pouco afetada graças ao ambiente propício ao empreendedorismo. O cenário positivo, porém, não significa que a cidade não tenha desafios a enfrentar, como o trânsito, uma das principais reclamações dos moradores.
Depois de fazer um diagnóstico do município, será a vez de premiar iniciativas que ajudem a solucionar os problemas enfrentados por Barueri. Estão abertas as inscrições para o Prêmio Os Movimentos das Cidades que dará consultoria e suporte financeiro de R﹩ 10 mil para a iniciativa vencedora desenvolver seu projeto.
Idealizado pela Agência Virtù, em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP) e apoio do Grupo CCR, as informações estão disponibilizadas em conteúdos de multiplataformas, apresentados pelo jornalista Marcelo Tas. A ideia é que o material mobilize empresas e entidades públicas e privadas, o Terceiro Setor e moradores de 10 municípios paulistas. Além de Barueri, o movimento irá premiar projetos em Osasco, Louveira, Tatuí, Sorocaba, Águas da Prata, Avaré, Campinas, Itapeva e Bragança Paulista.
“O Prêmio é a conclusão de uma ação de conteúdo que teve início no 2º semestre de 2020, com a série de vídeos Os Movimentos das Cidades, apresentada por Marcelo Tas. Evoluiu para um estudo amplo de dados, lançado em 2021, baseado em levantamentos de informações de mais de 400 municípios brasileiros e que desenhou a radiografia social, econômica, urbana, de cada uma das 10 cidades paulistas participantes. Agora, após apontarmos as vocações e os desafios de cada região, vamos apoiar os moradores que trouxerem soluções”, explica o diretor de Criação e Estratégia da Agência Virtù, Filipe Vilicic.
Barueri foi eleita a cidade mais competitiva do país no Ranking de Competitividade dos Municípios do CLP, com destaque para os seguintes pilares: Inovação e Dinamismo Econômico, no qual ocupa o primeiro lugar; Sustentabilidade fiscal e Inserção Econômica, no qual ocupa a segunda posição (ficou em primeiro em 2020) e Capital Humano, no qual o município deu um grande salto, chegando ao 16º lugar (subindo 160 posições). Na outra ponta, o levantamento mostra que a cidade teve queda de 84 posições no pilar Qualidade da Saúde, 17 em Saneamento e 50 em telecomunicações. Esses e outros assuntos poderão ser tema para projetos que queiram disputar a premiação.
A inscrição está aberta para ONGs, Pessoas Físicas e Startups que não estejam ligadas ao poder público e que tenham projetos urbanos com engajamento público, privado e cívico para solucionar os desafios das cidades. A seleção será feita por meio de um Comitê Técnico formado por Marcelo Tas e integrantes da Rede de Lideranças do CLP.
“O que me atraiu no prêmio foi a valorização da criatividade e colaboração para encarar desafios complexos da vida urbana. São cidades que em diferentes épocas usaram inovação para se manterem atuais. Sou filho do interior de São Paulo, nascido em Ituverava, região de Ribeirão Preto. Me senti honrado em colaborar para a criação e produção da série educativa Os Movimentos das Cidades onde contamos a história de dez municípios sob o viés da mobilidade e inovação. É uma alegria ver os conteúdos se expandindo para uma nova fase, para o
fomento de ações práticas que podem contribuir para o desenvolvimento dessas cidades valorizando a produção colaborativa local, declara Marcelo Tas.
O prêmio irá selecionar uma iniciativa vencedora por cidade que receberá, cada uma, seis semanas de mentoria e R$ 10.000,00 para serem investidos no desenvolvimento da solução. Os vencedores serão premiados em janeiro, em evento na sede da CCR em São Paulo, com apresentação de Marcelo Tas. Ao final dos treinamentos, em março, cada iniciativa fará também uma apresentação para uma banca de convidados especiais do CLP e da CCR.
As inscrições podem ser feitas até 31/12/2021 e o regulamento completo pode ser encontrado no site Os Movimentos das Cidades.