Jovens osasquenses do Projeto Começar recebem certificado
A Prefeitura de Osasco realizou na segunda-feira, 13/12, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, no Paço Municipal, a entrega de certificados para os beneficiários do Projeto Começar. Trata-se de uma ação intersecretarial, envolvendo a secretarias de Emprego, Trabalho e Renda, Educação, Promoção de Igualdade Racial e Infância e Juventude, e a iniciativa privada, com o Nubank e o Instituto Alicerce.
Iniciado em junho, o primeiro ciclo do projeto beneficiou 91 jovens de 18 a 24 anos de idade, negros ou pardos, moradores de bairros periféricos do município. Por meio da iniciativa, eles participaram de todo um processo de formação educacional e de qualificação profissional, bem como vivência em atividades administrativas. O projeto tem como objetivo inserir os participantes no mercado de trabalho.
Em um período do dia, os beneficiários fizeram atividades de formação e qualificação, e no outro estagiaram em escolas municipais executando atividades administrativas, colocando em prática o conhecimento adquirido por meio das aulas ministradas no Instituto Alicerce.
Em todo o período do projeto, os participantes receberam bolsa-auxílio de R$700,00, auxílio alimentação de R$165,00 e vale-transporte, se necessário.
A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE) realizou diversas oficinas de orientação profissional e simulação de entrevistas de emprego a fim de capacitá-los.
“Nossa gratidão as empresas parceiras que nos ajudam a construir um mundo melhor, dando oportunidades aos jovens, fazendo com que a nossa missão tenha sentido”, disse o prefeito Rogério Lins.
Gelso de Lima, secretário da SETRE, contou um pouco de sua experiência no começo da carreira e apontou que projetos como esse são fundamentais para uma cidade. “Sim, é muito importante que as cidades façam grandes obras, mas também é fundamental que os municípios promovam a equidade. Que ajudem as pessoas que mais precisam. Aquelas pessoas que sem a ajuda da administração pública, não vão chegar aonde elas têm potencial para chegarem”, disse.
Já o secretário da Educação, Claudio Piteri, assegurou que a pasta irá participar dos próximos ciclos do projeto. “Temos políticas públicas para o jovem, porém nós precisamos mais do que isso. Nós precisamos de coordenação. De pessoas que estejam envolvidas e engajadas com os projetos, assim como foi com o Começar. Podem contar com a Educação para dar andamento nesse trabalho, que é incrível”, afirmou o secretário.