Prêmio Os Movimentos das Cidades busca projetos com soluções para problemas de Osasco

Vencedor receberá consultoria por seis semanas e R$10 mil. Inscrições acabam amanhã (31)

Os osasquenses com ideias para melhorar aspectos da cidade, mas que ainda não obtiveram apoio para colocar seu projeto em ação, têm agora uma importante parceria para viabilizar seu plano de apoio à população da cidade. O Prêmio Os Movimentos das Cidades, idealizado pela Agência Virtù, em parceria com a organização suprapartidária Centro de Liderança Pública (CLP) e apoio do Grupo CCR, selecionará iniciativas em dez municípios paulistas, entre eles Osasco, que possam impactar positivamente a comunidade local. Cada um dos dez vencedores, um de cada cidade, receberá consultoria e suporte financeiro para desenvolver o projeto.

O “Prêmio Os Movimentos das Cidades” terá conteúdos em multiplataforma, apresentados pelo jornalista Marcelo Tas para mobilizar empresas e entidades públicas e privadas, o Terceiro Setor e moradores dos municípios de Osasco, Barueri, Louveira, Tatuí, Sorocaba, Águas da Prata, Avaré, Campinas, Itapeva e Bragança Paulista.

“O Prêmio é a conclusão de uma ação de conteúdo que teve início no 2º semestre de 2020, com a série de vídeos Os Movimentos das Cidades, apresentada por Marcelo Tas.  Evoluiu para um estudo amplo de dados, lançado neste ano, baseado em levantamentos de informações de mais de 400 municípios brasileiros e que desenhou a radiografia social, econômica, urbana, de cada uma das 10 cidades paulistas participantes. Agora, após apontarmos as vocações e os desafios de cada região, vamos apoiar os moradores que trouxerem soluções”, explica o diretor de Criação e Estratégia da Agência Virtù, Filipe Vilicic.

Osasco aparece em 3º lugar no ranking geral  do Índice de Cidades Empreendedoras de 2020. O ambiente mais desburocratizado do que a média brasileira; um mercado vigoroso; boa infraestrutura urbana; e o acesso mais fácil a crédito fazem da cidade um oásis para os empreendedores. No entanto, a cidade ainda precisa investir em educação. Apenas dois em cada dez cidadãos estão matriculados no ensino superior.

No ranking de Competividade dos Municípios do CLP 2021, Osasco fica entre as 30 mais bem avaliadas, porém entre os pilares analisados o de Meio Ambiente foi o que teve a pior colocação: Osasco aparece em 375° lugar, no total de 411. Nesse mesmo ranking, o município apresentou quedas de 23 posições em saneamento (111° lugar) e de 67 posições em Telecomunicações (140° lugar). A maior queda foi no funcionamento da Máquina Pública, com menos 79 posições, ocupando o 112° lugar. O trânsito da cidade vem aumentando cada vez mais, nos horários de pico a região central costuma ficar completamente travada.

Frente a esses desafios, a população seja pessoa física, ONGs ou startups de Osasco, que não estejam ligadas ao poder público, poderão inscrever projetos urbanos com engajamento público, privado e cívico, para solucionar os desafios das cidades. A seleção será feita por meio de um Comitê Técnico formado por integrantes da Rede de Lideranças do CLP.

O prêmio irá selecionar uma iniciativa vencedora por cidade que receberá, cada uma, seis semanas de mentoria e R$10.000,00 para serem investidos no desenvolvimento da solução. Haverá, em janeiro de 2022, um evento na sede da CCR em São Paulo para premiar os vencedores, com apresentação de Marcelo Tas. Ao final dos treinamentos, em março, cada iniciativa fará também uma apresentação para uma banca de convidados especiais do CLP e da CCR.

“Para a CCR, participar desta iniciativa é entender que mobilidade humana também significa levar governança e diálogo de qualidade para melhorar a discussão, a escolha de prioridades e de projetos, a partir das perspectivas locais. É interpretar o papel da infraestrutura em seu escopo de transformação social”, diz Tonico Pereira, diretor de Comunicação do Grupo CCR.

As inscrições podem ser feitas até 31/12/2021 e o regulamento completo pode ser encontrado no site movimentosdascidades.grupoccr.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.