Fundação Pró-Sangue necessita de doadores com a máxima urgência
Os estoques de sangue de São Paulo vivem uma crítica escassez, principalmente dos tipos O+, O-, A- e B-. Se não houver uma reposição brevemente, poderá ocorrer desabastecimento e o comprometimento do tratamento de pacientes que já estão internados ou que dependem de transfusão com regularidade (hemofílicos, anêmicos profundos, vítimas de hemorragia e de queimaduras, por exemplo).
O interessado, independentemente do tipo sanguíneo, pode doar.
Muitas pessoas viajam nessa época do ano e deixam as doações de sangue em segundo plano, fato que acarreta uma acentuada queda nos estoques. Além disso, o surto de Influenza e a epidemia de Covid-19 contribuem para o afastamento de doadores.
A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, esclarece a todos os interessados em doar sangue que não há possibilidade de contaminação durante o processo da coleta por que todo o material é esterilizado.
Além disso, os profissionais de saúde usam máscara e luvas constantemente e o agendamento que o doador faz no site da Fundação Pró-sangue, além de otimizar o tempo, contribui para que não haja aglomerações.
Condições para doar
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Pesar mais de 50 kg;
– Apresentar documento original com foto;
– Não estar gripado ou resfriado;
– Evitar alimentos gordurosos 4 horas antes da doação;
– Evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
Mais informações no site da Fundação e também pelo telefone (11) 4573-7800. O hemocentro de Barueri, que fica no andar térreo do Hospital Municipal Francisco Moran (Rua Ângela Mirela, 354) é uma das unidades da Fundação, mas o agendamento no site é imprescindível.
O Posto do Hospital das Clínicas, mais conhecido, passará por uma reforma estrutural a partir de 17 de janeiro. As obras deverão durar 120 dias.