Vereadores debatem geração de emprego e renda durante na 3ª sessão do ano

Moção da vereadora Elsa Oliveira impulsionou discussão sobre o tema

A geração de empregos e a instalação de novas empresas foram temas de debate em plenário, durante a 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Osasco, realizada na última terça-feira (22).

Os vereadores osasquenses reforçaram a importância da geração de empregos e da instalação de novas empresas na cidade. Osasco foi considerado o município que mais gerou vagas de emprego no Brasil em 2021.

Segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, Osasco aparece na 1ª colocação entre as cidades com mais de 200 mil habitantes que mais empregaram.

A alta na geração de empregos em relação a 2020 é de 16%, com saldo positivo de 24 mil vagas. Os números foram divulgados nos principais veículos de comunicação do país. Em segundo lugar, figura a cidade de Novo Hamburgo (RS), com alta de 12% e saldo de 7,74 mil empregos.

O bom desempenho de Osasco foi lembrado durante a discussão da Moção 15/2022, da vereadora Elsa Oliveira (Podemos). No documento, a parlamentar parabeniza a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda pela realização do Feirão do Emprego, no último dia 12 de fevereiro.

“No momento em que a gente fala tanto de desemprego, que é um tema recorrente, nós tivemos esse feirão, que foi muito importante”, destacou.

Segundo a vereadora, o Feirão teve a participação de 1,5 mil candidatos, que concorreram a cerca de 2 mil vagas, disponibilizadas por 40 empresas.

Elsa ressaltou a organização do evento, que aconteceu nas três unidades do Portal do Trabalhador, seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19, sem gerar qualquer tipo de aglomeração.

A parlamentar parabenizou o secretário da pasta, Gelso Lima, pela organização do Feirão, e estendeu os cumprimentos à equipe da Secretaria e ao prefeito Rogério Lins. Elsa aproveitou para sugerir a criação de um Feirão específico, com vagas exclusivas para pessoas com mais de 40 anos, e também falou sobre o trabalho da Frente Parlamentar pela Geração de Emprego, Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, para incentivar a contratação de moradores de Osasco pelas empresas em fase de instalação na cidade.

Aval do Legislativo

O vereador Carmônio Bastos (Podemos) parabenizou a gestão Rogério Lins pelo trabalho de atração de novas empresas à cidade e pelo bom desempenho de Osasco no levantamento do CAGED. “Nós sabemos que trabalho é dignidade. Parabéns a toda equipe”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Ribamar Silva (PSD), fez questão de lembrar que o Legislativo tem sido parceiro na aprovação da carga tributária local. “Isso traz qualidade de vida para as famílias, mas não podemos deixar de lembrar que esse projeto passou por esta Casa. A redução do ISS é um incentivo para trazer essas empresas”, concluiu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.