Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade tem feriado foi de muito trabalho
No feriado de 15 de abril (Sexta-Feira Santa) e no final de semana, as equipes de manutenção das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos realizaram uma série de atividades preventivas, visando oferecer mais conforto e segurança aos passageiros — desde as vias até as estações — e melhorar o fluxo das operações.
Em 26 horas seguidas de atuação das equipes, foi finalizada a primeira etapa de trabalho na rede aérea (sistema responsável pela transmissão de energia elétrica necessária à movimentação dos trens) entre as estações Granja Julieta e Grajaú, na Linha 9-Esmeralda.
Vários colaboradores estiveram envolvidos nas atividades — 35 no total. Um balanço geral do trabalho na Linha 9-Esmeralda aponta a marca de 8.422 metros percorridos, efetuando 81 ações corretivas emergenciais, a fim de evitar, futuramente, impacto negativo na operação da linha. Entre 15h do sábado e 3h do domingo, foram realizados trabalhos similares na região das estações Carapicuíba e Comandante Sampaio e Júlio Prestes e Barra Funda (Linha 8-Diamante).
Na Estação Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda), a manutenção avançou na madrugada do sábado, com reparos na iluminação do mezanino. Participaram oferecendo apoio colaboradores da Linha 5-Lilás de metrô e das linhas 8 e 9 de trens, abrindo mais frentes simultâneas, a fim de otimizar o serviço realizado.
Vale ressaltar que, na madrugada do sábado, os grupos de trabalho também aproveitaram a oportunidade para realizar algumas ações de manutenção preventiva no sistema de energia das linhas — mais especificamente na subestação de Dutra. Essas ações têm como objetivo contribuir para a maior disponibilidade e confiabilidade do sistema elétrico, evitando falhas.
Os serviços não afetaram as operações de metrô e trem. As linhas 8 e 9 operaram nos horários habituais: entre 4h e meia-noite.
No próximo feriado — dia 21 de abril (quinta-feira) — e final de semana (dias 22, 23 e 24/4), colaboradores darão continuidade aos trabalhos de manutenção nas linhas, em virtude do menor fluxo de passageiros.
Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
Sobre a ViaMobilidade:
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.
Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9:
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.