Festividades do Dia de Santo Antônio atraem centenas de fiéis em Osasco

Osasco comemorou o dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, na segunda-feira, 13/6. A data contou com uma programação especial da Catedral de Santo Antônio, com início às 7h com a Santa Missa, com imagem e relíquia do Santo e Benção dos Bolos, dando início a venda dos tradicionais pedaços de bolo. Foram distribuídos 2 mil pedaços do bolo, sendo o pároco da Catedral, Monsenhor Claudemir.

As festividades, que tiveram como tema central: “Santo Antônio, novo jeito de ser Igreja!”, tiveram continuidade com a Missa Diocesana, às 10h, presidida por Dom João Bosco, bispo emérito da Diocese de Osasco e distribuição dos pães.

Dom João explicou ponto a ponto cada símbolo que representa a imagem do Padroeiro, como o Menino Jesus e a sagrada escritura que Santo Antônio carrega em seus braços, simbolizando sua intimidade com Deus, e o lírio, que significa pureza e entrega à doutrina cristã. Dom João ressaltou que Santo Antônio, doutor da Igreja, adotou uma vida itinerante na santa pobreza e forte vivência e pregação do Evangelho, levando os fiéis a refletir sobre a necessidade de viver ainda mais, nestes tempos difíceis, a palavra de Deus com ações e gestos concretos, de fé e amor, e a urgência no resgate da dignidade humana.

Na parte da tarde, às 15h, foi celebrada por Monsenhor Claudemir a Missa Solene, que foi seguida pela tradicional procissão. Toda a solenidade foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Youtube da Prefeitura de Osasco e da TV Osasco e no facebook da Catedral de Osasco.

Milhares de fiéis do Santo Padroeiro acompanharam a procissão, que contou com levantamento do mastro e show pirotécnico. A procissão, que não ocorria há dois anos por conta das restrições da pandemia da Covid-19, marcou um retorno de muita alegria e emoção.

Durante 13 dias, antes do Feriado de Santo Antônio, a Catedral de Osasco realizou a Trezena de Santo Antônio, que abordou o exemplo de vida de Santo Antônio de Pádua e o mistério da Trindade Santa, celebrado no último domingo, 12/6.

As comemorações contaram com a presença do prefeito de Osasco, Rogério Lins, e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, secretários municipais, vereadores, a deputada federal Renata Abreu, o deputado estadual e ex-prefeito de Osasco Emídio de Souza, grupo dos Alferes da Bandeira e Capitães do Mastro de Santo Antônio, os vigários da Catedral, padres Thiago Jordão, Vinícius e Cláudio, o Diácono Robison, da Catedral, entre outras autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.