Paralisia de Justin Bieber: como diferenciá-la de um AVC?
Entenda o que é a Síndrome de Ramsay Hunt, doença que está acometendo Justin Bieber
Doença tem tratamento e não costuma acometer a mesma pessoa mais de uma vez. Ainda assim, pode deixar sequelas
No último dia 10, Justin Bieber usou as redes sociais para anunciar que estava com uma paralisia facial causada pela Síndrome de Ramsay Hunt. Nas imagens, o cantor fala sobre a condição e não consegue piscar ou movimentar a boca em um dos lados do rosto. A Neurologista Viviane Moroni Felici explica que a doença é semelhante à paralisia de Bell, tendo como diferença a origem do problema.
“As duas síndromes se referem a uma paralisia facial periférica. A diferença é que a Ramsay Hunt é desencadeada por um quadro de herpes-zóster no ouvido. Ela forma lesões bolhosas que acabam atingido o nervo, que inflama e causa a paralisia”, diz a médica, que é Neurologista titular do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da Clínica Tosello.
A herpes-zóster, causada pelo vírus varicela-zoster, é conhecida popularmente por outros nomes, como “cobreiro” ou “comichão”, e costuma acometer o tronco dos pacientes. As lesões costumam ser bastante doloridas. Quando ela acomete o ouvido, causa a Ramsay Hunt. E isso pode acontecer com qualquer pessoa que teve catapora na infância. Isso porque o vírus fica adormecido, mas, em um momento de baixa imunidade, pode despertar. “Por quase todo mundo ter tido catapora, não tem como prever quem será acometido, não existe um grupo de risco. O principal sintoma da doença é a dor de ouvido, que pode ser muito forte por conta das lesões. A dor, inclusive, pode aparecer antes dessas bolhas. E depois que elas aparecem, ou no mesmo momento, vem a paralisia”, ressalta Viviane.
A doença não costuma acometer novamente o mesmo paciente e recebe o título de síndrome por conta das lesões e da necessidade de tratar a infecção pelo vírus. E não pela paralisia, mas por conta das lesões, a doença pode progredir para uma meningite e, por isso, o tratamento é de extrema importância.
Tratamento
Quando diz respeito ao tratamento, a Ramsay Hunt também se difere da paralisia de Bell. Isso porque o paciente precisará tomar Aciclovir ou Ganciclovir, que são remédios antivirais utilizados no tratamento da infecção da herpes-zoster. “No geral, quando se fala em paralisia facial periférica recente, sempre receitamos um corticoide por uma semana. Na Ramsay, entramos com os antivirais. Depois de um período de cerca de 15 dias, encaminhamos para a fisioterapia facial. Esse tempo é necessário porque o paciente tem muita dor no início, o que seria incômodo durante os exercícios”, explica a médica.
Como saber que não é um AVC?
E, mesmo após o tratamento, é possível que o paciente fique com sequelas, com parte do rosto ainda paralisado. Além disso, até em casos sem sequelas permanentes, os pacientes podem levar até nove meses para recuperar os movimentos, que é o tempo que o nervo pode demorar para desinflamar por completo. “Quando falamos nesse assunto, é importante pontuar a diferença entre as paralisias periférica e central. A periférica, como as de Bell e a Ramsay Hunt, pega toda uma metade do rosto, inclusive olho e testa. Na central, que é a que o AVC causa, só a parte inferior é acometida. Então, a pessoa não consegue sorrir, mas o movimento do olho e das sobrancelhas se mantém normal”, conclui Viviane.
Sobre a Clínica Tosello
A Clínica Tosello reúne um corpo clínico especializado em Neurorradiologia Intervencionista, Neurologia e Cardiologia.
Conta com a experiência e o profissionalismo dos doutores Renato Tosello (Neurorradiologista Intervencionista), Priscilla Gianotto Tosello (Cardiologista) e Viviane Moroni Felici (Neurologista), que trabalham de forma multidisciplinar no atendimento aos pacientes.