Resorts são escolhas preferidas para férias de julho
Segundo levantamento da MaxMilhas, as viagens de avião para o período aumentaram mais de 50% em relação a 2021, com destaque para as viagens em família
Apesar da alta nas tarifas aéreas nos últimos meses, a quantidade de passageiros que vão viajar de avião nas férias de julho de 2022 cresceu 53% em comparação a 2021. O levantamento é da MaxMilhas, plataforma de viagens que oferece descontos e opções inteligentes em passagens aéreas, hospedagens e pacotes.
Entre as hospedagens mais buscadas na plataforma, a maior parte são resorts, seguido de hotel fazenda e hotel de lazer. Ainda de acordo com a MaxMilhas, as reservas para mais de três pessoas são predominantes para o período, indicando a alta nas viagens em família.
As compras de passagens aéreas para dois ou mais passageiros também tiveram aumento expressivo em relação ao ano passado: cerca de 84%. Isso reforça a tendência de viagens com mais pessoas na alta temporada que acontece em julho, marcada principalmente pelas férias escolares. “Esse é o momento que muitas famílias têm para se reunir e fazer viagens. Os casais também costumam aproveitar essa temporada do inverno para visitar destinos românticos”, destaca o CMO da MaxMilhas, Renato De Lazzari.
CIDADES MAIS PROCURADAS: No ranking de cidades com maior número de passagens aéreas compradas para julho de 2022, São Paulo lidera. Vale ressaltar, porém, que as viagens não contemplam apenas a capital paulista, é o que explica Renato De Lazzari. “A cidade é uma das principais pontes, em termos de aeroportos, para destinos badalados de inverno, como Campos do Jordão (SP). O mesmo acontece com Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que ocupa a sexta posição na lista. Muitos viajantes escolhem o aeroporto da capital gaúcha e, depois, usam transporte terrestre para chegar até Gramado ou Canela, que possuem alta procura para a época”, afirma o CMO.
Os aeroportos de Brasília e Goiânia, terceiro e décimo colocados, respectivamente, também são utilizados para quem quer ir para Caldas Novas, por exemplo, destino conhecido pelas águas termais, ideais para essa época do ano, e pelas opções de diversão para crianças. Por terem mais opções de voo do que o aeroporto de Caldas Novas, é uma estratégia utilizada, inclusive, para a compra de passagens mais baratas, como explica o gerente de negócios da MaxMilhas, Rafael Palácio. “Utilizar aeroportos alternativos e realizar alguns deslocamentos de transporte terrestre é uma das formas de conseguir passagens mais em conta. O viajante pode escolher aeroportos com mais opções de voos como destino final e, de lá, pegar um transfer para ir até a cidade que deseja”, destaca.
Em comparação à alta temporada do verão, em dezembro de 2021 e janeiro de 2022, os destinos de praia perderam posição na lista. Apenas Rio de Janeiro permanece na segunda colocação. Recife, Fortaleza e Salvador caíram no ranking, mas seguem no top 10. Já Belo Horizonte saltou da oitava posição para a quinta nas férias de julho.
Outro destaque da lista é Belém, nona colocada. Fora das rotas tradicionais de praia ou destinos de inverno, a capital do Pará é destaque pela gastronomia, parques de áreas verdes da floresta amazônica, além de opções culturais, como o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Theatro da Paz, e passeios de natureza.
DESTINOS COM MAIS PASSAGENS COMPRADAS PARA FÉRIAS DE JULHO
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Brasília
- Recife
- Belo Horizonte
- Porto Alegre
- Fortaleza
- Salvador
- Belém
- Goiânia