Pirapora aposta em vacinação em domicílio e nas escolas para 100% de imunização

Mesmo com a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a poliomielite até o dia 30 de setembro, a Secretaria de Saúde de Pirapora do Bom Jesus tem realizado busca ativa para imunizar crianças de 0 a 5 anos. Seja vacinando em domicílio, nas escolas ou nas Unidades de Saúde da Família, a meta é atingir 100% do público-alvo. Até o momento, 73% das crianças foram vacinadas.

Erradicada no Brasil, a poliomielite, ou paralisia infantil, é combatida por meio de vacina. Foi por conta da cobertura vacinal que, em 1994, o país foi certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como livre da doença. A manutenção deste status, porém, depende da imunização das crianças.

“Pesquisadores da Fiocruz já alertaram para o risco de retorno da poliomielite no Brasil porque, nos últimos anos, o país não atingiu a meta de vacinação. É por isso que, aqui em Pirapora, decidimos agir preventivamente, ampliando nossos meios de vacinação. Agora, além de disponibilizar a vacina em todas as Unidades de Saúde da Família, nossas equipes de saúde vão, de casa em casa, e também nas escolas, para vacinar as crianças que ainda não foram imunizadas”, explica o prefeito Dany Floresti.

A estratégia está dando resultado. Até o momento, das 1.132 crianças de 0 a 5 anos da cidade, 823 já foram vacinadas. A expectativa é que até final de setembro, todas estejam imunizadas. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da cidade, entre os dias 26 e 30 de setembro serão realizadas novas rodadas de vacinação nas escolas.

“Tudo está sendo feito com a autorização dos pais. Identificamos que muitos não levam seus filhos às unidades de saúde porque estão trabalhando e não têm tempo durante a semana. Por isso a vacinação nas escolas é tão importante. Ela facilita a vida dos pais e protege a vida dos filhos”, finalizou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.