Barueri conquista seis medalhas nos Jogos Adaptados da Terceira Idade e fica em 6° lugar
Com uma delegação de 76 pessoas, Barueri, representada pelo Parque da Maturidade “José Dias da Silva”, que é administrado pela Secretaria da Famíla (Sefam), conquistou seis medalhas (duas de ouro, uma de prata e três de bronze) na 4ª edição dos Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco (Jatio), competição realizada no período de 19 a 23 de setembro no Ginásio Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco.
Na classificação geral, Barueri obteve o sexto lugar, com 64 pontos, na disputa com outras dezessete cidades: Boituva, Cajamar, Cotia, Embu das Artes, Jaguariúna, Jarinu, Jundiaí, Osasco, Pirassununga, Sabino, Praia Grande, Salto, Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. O título da temporada ficou com a anfitriã Osasco, com 187 pontos.
Barueri competiu com Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Tênis de Mesa, Tranca e Vôlei. Os jogos tiveram ainda disputas nas modalidades Malha, Tênis, Truco e Xadrez.
Pódio garantido!
As duas medalhas de ouro para Barueri vieram da seguinte forma: uma na modalidade “Tranca”, com a dupla Maria de Lourdes Barbosa dos Santos e Nair Amarante, e outra na disputa do “Dominó”, com Raimunda Paulina Moll e Maria Regina Alcântara Gomes.
A medalha de prata foi conquistada na modalidade “Dança de Salão”, categoria a partir de 80 anos de idade, com a dupla Orlando de Andrade da Silva Ferraz e Neyde Corrêa da Silva.
Já as medalhas de bronze foram ganhas em três modalidades: no “Atletismo”, com Benedito Messias dos Santos; no “Dominó”, pela dupla Carlos Sérgio da Silva e José Antonio Antonuzzi; e na “Tranca” com os atletas Francisco Pereira da Silva e João Ferreira dos Santos.
Retorno pós-pandemia
Os Jogos da Terceira Idade têm sido realizados como forma de incentivar a prática esportiva, promover a autoestima e bem-estar dos idosos. Vice-campeã em 2019, Barueri voltou motivada à competição neste ano, após a pandemia de Covid-19. Para Ednaldo Cavalante (Ed), chefe da delegação e coordenador esportivo do Parque da Maturidade, os jogos de Osasco foram bem competitivos em seu retorno. “Um evento de alto nível técnico. Fomos bem, dentro do possível”, disse.