Câmara de Osasco homenageia professores

A 58ª edição do Programa Nossa História, realizada na manhã desta quinta-feira (13), foi marcada por uma homenagem especial a todos os professores de Osasco.

Com o tema “Celebrando o Dia do Professor”, a tradicional cerimônia cívica de hasteamento das bandeiras de Osasco, do estado de São Paulo e do Brasil recordou a data, celebrada em 15 de outubro, e refletiu sobre o papel dos educadores na formação de cidadãos conscientes.

A supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Lourdes M. R. Colmanetti, hasteou a bandeira do Brasil e agradeceu a Deus pela responsabilidade de representar o órgão em que atua na cerimônia.

Além de elogiar o Programa Nossa História, Lourdes deixou uma mensagem de reconhecimento aos profissionais que exercem o ofício de ensinar. “Nós, professores, temos a missão de transformar os nossos alunos em cidadãos”, disse.

Responsável por levar a bandeira de São Paulo ao alto do mastro, a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino se Osasco, Débora Silva B. Eilliar, emocionou a todos ao falar sobre o reconhecimento dos alunos ao trabalho dos professores.

Débora revelou um ato de gratidão do ex-aluno Erick, que a homenageou ao encontrá-la em um posto de gasolina, no último fim de semana. “O professor lida com sonhos, com projetos de vida. É uma responsabilidade muito grande exercer uma profissão tão linda como essa”, afirmou.

Representante da secretaria estadual de Educação no município, o Dirigente Regional de Ensino de Osasco, Willian Ruotti, falou sobre o papel transformador dos professores. “Nossa missão é pensar nos nossos alunos, num futuro cada vez melhor para eles. Gratidão a todos os professores”.

Dislexia

A pedagoga e escritora Catarina M. Rodrigues hasteou a bandeira de Osasco e passou um recado de otimismo e esperança ao falar sobre a dislexia – distúrbio de aprendizagem que afeta 15 milhões de brasileiros.

Catarina é autora do livro “Eu e a Dislexia”, que conta a sua trajetória de vida com o distúrbio e como superou as dificuldades de leitura, escrita e cálculos nos tempos da escola. A pedagoga deixou um agradecimento especial ao professor Sérgio Fernando, que percebeu as dificuldades de aprendizagem da então aluna – fato que ajudou no diagnóstico.

Catarina luta pela implantação de políticas públicas no município que garantam atendimento diferenciado às pessoas com dislexia. “Osasco vai sair na frente e vamos ter um projeto de lei para isso”, justificou.

O presidente da Frente Parlamentar Nossa História e deputado estadual eleito, vereador Rogério Santos (MDB), se comprometeu em defender projetos voltados à dislexia no município e dar os passos necessários para que Osasco se engaje nessa questão.

O parlamentar também fez uma menção especial à professora Maria Cecília, que contribuiu muito com sua formação como cidadão honrado.

Santos também deixou uma mensagem a todos os professores, por ocasião do Dia do Professor. “Nosso muito obrigado em nome da Câmara Municipal de Osasco. Se a cidade é pujante em muitas áreas é porque o povo passa pelas mãos das professoras e professores, que têm a missão de formar homens novos para uma sociedade nova”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.