Barueri fala sobre alimentação saudável em encontros de nutrição com profissionais da rede
Começou o ciclo de encontros “Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde”, iniciativa promovida pelo Diretoria Técnica de Nutrição, ligada à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs). A ideia é compartilhar e multiplicar informações junto ao corpo técnico da área na rede sobre alimentação na Atenção Primária à Saúde (APS), conforme as publicações do Ministério da Saúde. É voltado para médicos, enfermeiros, técnicos e nutricionistas.
São seis encontros no total, que acontecem no auditório do ambulatório do Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta. Conforme a diretora técnica de Nutrição, Daniele Menezes Teixeira, serão apresentados, entre outros materiais, o “Guia Alimentar para a População Brasileira”, assim como a publicação “Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição”, ambas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde.
Guia alimentar
O “Guia Alimentar para a População Brasileira” foi criado em 2006 e reeditado em 2014 pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), da Universidade de São Paulo (USP). Com linguagem acessível e de domínio público, o guia traz diretrizes sobre alimentação e promoção da saúde de pessoas, famílias, comunidades e como prevenir doenças crônicas, como diabetes, doenças do coração, entre outras. Já o documento “Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição” foi elaborado em 2016 pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais.
Ultraprocessados
A iniciativa da Diretoria Técnica de Nutrição é bastante atual e importante. Um estudo (ano base 2019) divulgado recentemente apontou que morreram prematuramente no Brasil 57 mil pessoas por causas associadas ao consumo de ultraprocessados – número que ultrapassa o de homicídios (47 mil) no mesmo ano. A pesquisa foi elaborada por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), da FioCruz, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Universidad de Santiago de Chile.
“Quando estamos juntos e passamos a informação correta e atualizada, ficamos mais fortes para combater essa doença crônica chamada obesidade, que é um grande problema de saúde pública no mundo”, disse a diretora técnica. Os próximos encontros acontecerão nos dias 22 e 23 de novembro e 7 e 8 de dezembro, também no Centro de Especialidades.