Sebrae-SP e Itapevi realizam feira de empreendedorismo para jovens
Ação faz parte do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e acontece no dia 10 de dezembro, das 9h às 12h
O Sebrae-SP e Prefeitura de Itapevi realizamno próximo sábado (10/12) a feira de empreendedorismo para jovens participantes do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na escola Padre Giovani Cornaro, em Itapevi, e em outras quatro escolas de tempo integral. A ação faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, que inclui metodologias diferenciadas para cada nível de escolaridade, e acontece no fim do ano em escolas que aderem ao programa.
Durante o ano, os professores, que passaram por um treinamento de 38 horas fornecido pelo Sebrae-SP, desenvolveram atividades voltadas para a simulação de uma pequena empresa. Assim, as crianças aprenderam os primeiros passos de um empreendedor, por meio dos comportamentos empreendedores e da elaboração de um plano de negócios, realizando pesquisa de mercado, confecção de produtos para a venda e atendimento ao cliente.
O evento faz parte do fechamento do programa no ano letivo e é uma oportunidade para que os alunos apresentem seus produtos em uma feira para amigos, familiares e a comunidade em geral. “No JEPP os alunos trabalham desde a produção à comercialização. São incentivados a assumir riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar oportunidades de inovação, mesmo em situações desafiadoras”, explica Thiago Brandão, gerente regional do Sebrae-SP.
Sobre o JEPP
O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
- Aprender a conhecer, isto é, adquirir instrumentos.
- Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente.
- Aprender a viver juntos, a fim de participar e colaborar com os outros em todas as atividades humanas.
- Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Em 2022, mais de 80 mil alunos de escolas públicas e privadas foram beneficiados pela metodologia nos municípios atendidos pelo Sebrae-SP na região de Osasco.