Barueri vai ganhar Faculdade de Medicina
Aconteceu na última sexta-feira, 16, no gabinete do prefeito de Barueri, Rubens Furlan, uma reunião com a pró-reitora da Universidade Mackenzie, Dra. Janete Brunstein, acompanhada pelo professor Dr. Anaor Silva, diretor do Campus Alphaville / Tamboré; juntamente com os secretário municipal de Saúde Dr. Dionísio e o de Esportes Tom Moisés.
O objetivo da reunião foi tratar da instalação, por parte da Universidade Mackenzie de uma Faculdade de Medicina em Barueri. O prefeito recebeu o protocolo de intenções e o plano de trabalho para a cooperação acadêmico-científica, estágios e acesso aos serviços de atenção à saúde em áreas de mútuo interesse.
“A instalação de uma faculdade de medicina é algo grandioso para o interesse público e muito positivo não apenas para a nossa cidade, bem como toda a região”, disse o prefeito Rubens Furlan.
Para que ocorra a implantação do curso de medicina em um município, a prefeitura local tem papel fundamental no processo, que não envolve custo ou dinheiro público. O Ministério da Educação só autoriza a implantação do curso se houver uma parceria com o poder público, pois é necessário que os estágios supervisionados ocorram na rede do SUS. Com isso, a Prefeitura de Barueri deve disponibilizar toda a rede hospitalar do município (Pronto Socorro, UBS e Hospitais) para a execução dos estágios supervisionados, acesso aos serviços de atenção a saúde, vagas para internato acadêmico, dentre outras ações que surgem no decorrer do curso.