Renata Abreu é diplomada para seu terceiro mandato como deputada federal

Presidente nacional do Podemos, Renata Abreu foi diplomada hoje (19/12) como deputada federal em São Paulo. A diplomação que oficializa resultado das urnas aconteceu na Sala São Paulo, no centro da Capital paulista. O local é o mesmo onde ela, em 2014, foi oficialmente habilitada a tomar posse de seu primeiro cargo de deputada federal por São Paulo. Agora ela segue para o seu terceiro mandato seguido.
 

“A emoção é a mesma de quando aqui (na Sala São Paulo) estive há 8 anos para ser diplomada, após participar pela primeira vez de uma campanha eleitoral e ser eleita. Incrível, um filme passa na cabeça, relembrando nossa caminhada, desde aquele inesquecível 2014 até hoje. Apenas lamento as ausências de meus pais, sempre meus maiores incentivadores, Cristina e José de Abreu (falecidos), que estavam comigo nas diplomações anteriores”, relembrou Renata Abreu, eleita em outubro com mais de 181 mil votos.
 

No primeiro mandato (2015-2018), Renata Abreu rapidamente deixou de ser identificada como estreante para se tornar uma das mais brilhantes revelações da política nacional. O reconhecimento não se restringiu apenas à sua atuação no Congresso, mas também pelo seu empenho em ajudar as cidades paulistas, que, como todo o Brasil, sofriam (e ainda sofrem) com a crise econômica. Em 4 anos, ela destinou mais de R$ 60 milhões de verbas federais, por meio de emendas parlamentares, para os municípios investirem em Saúde, Infraestrutura Urbana, Turismo e Esportes. Também entidades de assistência social sem fins lucrativos foram contempladas com recursos.
 

Eleita pela primeira vez com mais de 86 mil eleitores, Renata chegou à Câmara decidida a compartilhar o mandato com a população. “O poder é do povo, ele tem o direito de participar das principais decisões, não apenas na hora do voto eleitoral”, disse à época a parlamentar. Desde então, as votações delas foram de acordo com o decidido pela maioria dos cidadãos, que participam ativamente de suas redes sociais.
 

Compartilhamento de mandato que ela estendeu ao Podemos, fundado por Renata em junho de 2017 e que se tornou o primeiro partido digital, onde as pessoas orientam, via aplicativo, o voto dos parlamentares no Congresso. E qualquer cidadão pode registrar uma proposta, e tendo pelo menos 20 mil apoiadores, o Podemos se compromete a protocolar e defender seu projeto.
 

DE NOVATA À LÍDER
 

Neste segundo mandato (2019-2022), eleita com mais de 161 mil votos, Renata deixou de ser revelação para tornar-se uma das líderes mais respeitadas da política nacional. Chegou a ser sondada para ser ministra de MIchel Temer, para concorrer à presidência da República e a vice-governadora.
 

Articuladora, com bom trânsito nos bastidores e convincente em suas argumentações, Renata atraiu grandes nomes para o partido, hoje com 17 deputados federais (oitava bancada na Câmara), 7 senadores, 48 deputados estaduais e distritais, 191 prefeitos, 267 vice-prefeitos 3.058 vereadores, transformando o Podemos em uma das maiores forças políticas do Brasil.
 

Sua atuação como parlamentar e dirigente partidário resultou na conquista da Medalha do Mérito Legislativo 2022, concedida pela Câmara a autoridades, personalidades, instituições ou movimentos sociais que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.
 

Renata é autora de 3 projetos que se tornaram leis federais em defesa da mulher, e ela é apontada como uma das principais parlamentares na luta contra a violência feminina. Fora isso, tem mais de 700 propostas tramitando tanto na Câmara quanto no Senado, como reajuste salarial dos professores sempre que houver aumento para senador e deputado, educação emocional nas escolas, cinema adaptado para autistas, SUS Animal e tantos outros. E ela destinou mais de R$ 132 milhões de verbas federais para os municípios paulistas.
 

“Desde a minha primeira eleição à Câmara dos Deputados, as pessoas caminham comigo na luta pelos direitos e deveres dos cidadãos, com a aprovação de projetos e mecanismos que não só fortaleçam a nossa democracia como também resultem na construção de um Brasil mais justo, mais igual e mais de acordo com nossos sonhos e necessidades. A nossa missão continua no terceiro mandato, o povo e eu sempre juntos!”, declarou Renata Abreu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.