Saúde de Cotia realiza busca ativa para vacinação contra o sarampo

Está marcada para os dias 2/02, das 17h às 20h, e 11/02, das 9h às 13h, ações de busca ativa para vacinação contra o sarampo em sete bairros de Cotia. A iniciativa é da Secretaria de Saúde, por meio das Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental, e acontecerá durante visita de casa a casa para combater o mosquito Aedes aegyti. O objetivo é vacinar a população que não recebeu este imunizante e/ou que não se lembra de ter sido vacinado na idade indicada [veja abaixo quem deve se vacinar].

A vacina contra o sarampo começa a ser aplicada na população com idade a partir de 6 meses, é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Silva, a busca ativa visa ampliar a cobertura vacinal contra a doença. As pessoas serão convidadas a verificarem se estão com a vacinação em dia e, caso não estejam, poderão se vacinar na hora.

A mobilização contará com vacinador, administrativo, técnico e agentes de saúde. “Muitas crianças já passaram da idade de se vacinar, lembrando que a primeira dose é aplicada nos bebês, aos seis meses de idade, e muitos adultos não se lembram ou não tomaram a vacina. A gente quer alcançar todas estas pessoas”, disse Silvana. “As equipes estarão com crachás, em carros oficiais, devidamente identificadas para serem recebidas pelos moradores”, completou.

Ela reforçou que o sarampo é uma doença infecciosa e grave. Além de febre, a doença causa erupção de manchas vermelhas na pele, conjuntivite e coriza. Pessoas de todas as idades, sem imunização, podem ser contaminadas por esta doença. Nas crianças, o sarampo é mais perigoso e pode levar a óbito. “A vacina é a melhor proteção que temos contra esta doença altamente contagiosa”, alertou Silvana.

Busca Ativa de Vacinação contra o Sarampo

 Dia 2 de fevereiro  das 17h às 20hAtalaia
São Miguel
Jd. Sandra
 Dia 11 de fevereiro  das 9h às 13hJd. Engenho
Santa Ângela
Pq. Alexandra
Água Espraiada

Quem deve se vacinar contra o Sarampo?

·         Crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias: receber a dose zero da vacina. Dose de intensificação.

·         Crianças de 1 ano: receber a 1ª dose (conforme Calendário Nacional de Vacinação)

·         Crianças de 1 ano e 3 meses: receber 2ª dose (conforme Calendário Nacional de Vacinação)

·         Pessoas até 29 anos e profissionais de saúde independentemente da idade: caso não tenha sido vacinado ou não tenha como comprovar que se vacinou, deve receber duas doses da vacina com intervalo de 30 dias.

·         Pessoas de 30 a 59 anos: Caso não tenha sido vacinado ou não tenha como comprovar que se vacinou, deve receber uma dose da vacina.

·         Pessoas com 60 anos ou mais: Caso não tenha sido vacinado ou não tenha como comprovar que se vacinou, deve receber uma dose da vacina.

Há alguma contraindicação para a vacina?

·         Gestantes, pessoas com imunidade baixa por doença ou uso de medicação, crianças e adultos com HIV (aids).

Onde se vacinar?

·         Na Unidade Básica de Saúde mais próxima. De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O que é preciso levar?

·         Documento oficial com foto e caderneta de vacina da criança (obrigatório).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.