Lei que conscientiza sobre climatério e menopausa é sancionada na Câmara de Osasco
Semana Municipal vai orientar a população sobre o tema a partir de 2023
Osasco já conta com uma legislação específica para conscientizar a população sobre saúde e qualidade de vida na fase do climatério e da menopausa.
De iniciativa do poder Legislativo, a Lei 5.234/2023 institui no Calendário Oficial do Município de Osasco a Semana de Conscientização sobre a Qualidade de Vida da Mulher em Estado de Climatério e Pós-Climatério em Decorrência do Processo de Menopausa.
O projeto que deu origem à nova lei é de autoria da vereadora Lúcia da Saúde (Podemos). Ela idealizou a Semana pensando em levar informações sobre o tema à população.
O climatério é conhecido como o período de transição em que as mulheres passam da fase reprodutiva para a pós-menopausa – após a última menstruação.
Essa fase é marcada pelos desconfortos causados pela queda natural na quantidade de hormônios – o que deixa as mulheres mais vulneráveis a problemas como depressão, perdas ósseas, infecções, calores, alterações no humor etc.
Como será
De acordo com a nova lei, as ações deverão acontecer na segunda semana de março e tem como referência o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
O objetivo é promover a saúde física e mental das mulheres por meio de ações e campanhas publicitárias institucionais, atividades educativas, audiências públicas, debates, palestras, seminários, capacitações e outras ações.
“Temos que ter esse debate aqui na Câmara, nos postos de saúde, para que possa ter essa orientação às mulheres”, disse Lúcia da Saúde, quando o projeto foi votado, no final de fevereiro deste ano.
Lúcia esclareceu que apresentou a proposta porque Osasco ainda carece de um programa mais voltado para o tratamento dos efeitos do climatério, embora existam políticas públicas voltadas à preservação da família, da vida e da saúde da mulher, por meio de unidade exclusiva.