Deputados da região assumem comissões permanentes na Assembleia Legislativa
Foi publicada, na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial do Estado de São Paulo, a relação dos parlamentares que farão parte das 21 comissões permanentes da Assembleia Legislativa nos próximos dois anos. Com composições que variam entre 11 e 13 membros, os grupos colegiados, especializados em diferentes áreas, são responsáveis por analisar projetos de lei e dar aval para que possam ser votados em Plenário.
A oficialização dos nomes ocorreu por meio de publicação feita pelo presidente André do Prado (Ato do Presidente 104/2023) e levou em consideração as indicações das lideranças partidárias, conforme prevê o Regimento Interno do Parlamento Paulista, para garantir a proporcionalidade de parlamentares dos diferentes partidos políticos em cada um dos grupos. A partir de agora, os membros de cada comissão, sob a convocação do mais idoso, irão se reunir no prazo de até cinco dias para a eleição de seu presidente e vice-presidente.
Os deputados da região compõem nove Comissões Permanentes: Bruna Furlan (PSDB) faz parte da Comissão da Saúde; Gerson Pessoa (Podemos) integra a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação; Emidio de Souza (PT) participa das Comissões de Transportes e Comunicações e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
O parlamentar Rogério Santos (MDB) está inscrito em cinco Comissões Permanentes, são elas: Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais; Comissão de Infraestrutura; Comissão de Transportes e Comunicações; Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Inovação e Comissão de Fiscalização e Controle.
Nesta 20ª Legislatura, a Alesp passa a funcionar com três comissões a mais do que no período anterior, já que os parlamentares aprovaram recentemente a criação das novas Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana; e Turismo.