Um mar de descobertas: CRPI cria novo espaço sensorial
“Mamãe, a praia está longe, mas mesmo assim eu consigo ouvir o mar”. A frase foi dita cheia de encantamento por uma criança que pode ouvir o som do mar por meio de uma concha marítima. Esse momento de descoberta aconteceu no Centro de Referência pela Primeira Infância (CRPI) ao recriar o fundo do mar em um cenário com sons, imagens, texturas, cheiros e, principalmente, muita diversão.
“Um dos pilares do CRPI é brincar para descobrir. Quando a criança está brincando, está fazendo atividade de um cientista e está explorando e enriquecendo a sua estrutura neural. Este espaço é rico de estímulos e vivências”, explica a diretora do CRPI, Elaine Cristina Barbosa.
Uau!
“A expressão ‘uau!’ é quase unânime entre as crianças quando entram no espaço”, conta a artista plástica Maria João Gomes de Lima Silva, uma das responsáveis por recriar o fundo do mar laboratório multissensorial.
Maria João destaca sua motivação para despertar neles esse brilho ao ver cada cantinho. “Usamos caixas de ovos, espumas, papelão, garrafas pet e outros materiais. Potinhos de pudim embalados com tecidos em tule se tornaram águas-vivas. Reciclamos as espumas de proteção de lâmpadas de led para reproduzir a diversidade de corais e vários tipos recicláveis. Tivemos a preocupação de usar materiais que fossem antialérgicos”, detalha a artista e professora que levou 40 dias para produzir o espaço.
Baú do tesouro
Claro que o cantinho da leitura estava presente e lá há um “baú do tesouro” com “joias preciosas” feitas com tubos de papelão cortados e decorados de lantejoulas, misturados com os verdadeiros tesouros: livros com histórias sobre as profundezas do oceano.
Mergulhadores
Os mergulhadores estavam lá, todos prontos para explorarem um oceano de conhecimento, com direito a pé de pato feito de papelão, snorkel de verdade (equipamento utilizado para respirar debaixo d’água) e cilindros de garrafa pet.
Baleia
“Eu amei a piscina de bolinhas, achei um monte coisas lá dentro”, disse Lavínia Seixas Sampaio, de cinco anos, que se divertiu na piscina de bolinhas na qual o escorregador é a língua de uma baleia orca. Entre as bolinhas azuis e brancas estavam lanternas, sereias e outros.
A professora Rosângela Rezende de Lima, da EMEI João Pazinato Júnior, levou sua turma da segunda fase da Educação Infantil para conhecer o CRPI. “A primeira experiência com os alunos no Primeiro Infância está sendo fantástica. Esse lugar foi preparado para eles. Estar aqui é magico”, relata.
Os interessados em conhecer o laboratório multissensorial e os outros territórios preparados exclusivamente para o desenvolvimento dos pequeninos de zero a seis anos de idade podem fazer a inscrição pelo telefone (11) 3164-1131. O Centro de Referência da Primeira Infância fica na rua Terra, 326 – Jardim Tupanci.